Queiroga: ação em Botucatu ajudará a enfrentar pandemia ‘de forma mais eficiente’

Ministro da Saúde esteve na abertura da imunização em massa realizada no município paulista

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a experiência de vacinação em massa na cidade de Botucatu ajudará o Brasil a enfrentar a pandemia de Covid-19 de forma mais eficiente. Queiroga esteve no município do interior paulista no último domingo, dia 16, para a abertura da imunização. Em entrevista à TV Unesp, ele declarou:

Esse estudo trará respostas que ainda não temos e nos ajudará a enfrentar de maneira mais eficiente a pandemia da Covid-19.

Coordenado pela Unesp, o estudo pretende vacinar 80% da população acima de 18 anos do município, aproximadamente 80 mil pessoas.

O objetivo da pesquisa é avaliar como a vacina da Oxford/AstraZeneca impacta na redução do número de casos, internações e mortes por Covid-19. Para o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, ao coordenar o estudo em Botucatu, a Universidade se aproxima da sociedade e contribui para o conhecimento mundial da Covid-19.Nas palavras do reitor à jornalista Mayra Ferreira, da TV Unesp,

Nós vamos conhecer melhor essa doença, as características das respostas à imunização, particularmente à vacina da Fiocruz.

Principal pesquisador do estudo, o médico epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Faculdade de Medicina do câmpus de Botucatu da Unesp, acredita que o resultado da pesquisa deve servir de referência para outros países do mundo que aplicam o imunizante. Na semana passada, em entrevista ao Jornal da Unesp, Fortaleza afirmou:

Não existe uma outra cidade no Brasil que reúna todas as condições de Botucatu neste momento. A população da cidade não é grande a ponto de inviabilizar o estudo operacionalmente, o município tem uma excelente estrutura para vacinação e uma excelente estrutura laboratorial.

O estudo coordenado pela Unesp também terá a participação de pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da prefeitura local e de um braço europeu da Fundação Bill & Melinda Gates, organização filantrópica criada pelo fundador da Microsoft e com sede nos Estados Unidos. As doses da vacina foram doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), com o apoio do Ministério da Saúde.