Crise na Faixa de Gaza pode gerar conflito globalizado, alerta professor da Unesp

Héctor Luis Saint-Pierre, coordenador-executivo do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, comenta escalada dos ataques entre israelenses e palestinos

Os bombardeios de Israel à Faixa de Gaza foram retomados nesta segunda-feira, 17 de maio. Até o momento, aproximadamente duzentas pessoas morreram no atual conflito. A grande maioria é formada por palestinos. Tanto o Hamas quanto Israel seguem ignorando os apelos internacionais por uma desescalada.

A Força Aérea Israelense efetuou inúmeros bombardeios na região, de onde grupos armados lançaram foguetes contra o território de Israel. O Crescente Vermelho do Catar afirmou que seu escritório em Gaza foi danificado e o Ministério da Saúde palestino divulgou que suas instalações foram atingidas por mísseis.

De acordo com o porta-voz da Pasta da Saúde local, o único laboratório que realiza testes de Covid-19 na Faixa de Gaza pausou suas operações, depois que a clínica que o abriga foi alcançada por um ataque de Israel.

Já o exército israelense informou ter atacado nove residências de comandantes do Hamas, incluindo algumas que eram utilizadas para armazenar equipamentos bélicos.

Héctor Luis Saint-Pierre, especialista em segurança internacional, professor do Departamento de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp(Câmpus de Franca) e coordenador-executivo do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Unesp, alerta que a crise entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza pode subir de patamar e gerar um conflito globalizado.

Ouça o professor Héctor Luis Saint-Pierre no áudio do Podcast Unesp a seguir.

Na imagem acima, Héctor Luis Saint-Pierre, coordenador-executivo do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais. Foto: arquivo pessoal