Juçara Marçal conquista prêmios por melhor álbum e melhor canção do ano no Superjúri Prêmio Multishow

Reconhecimento do terceiro trabalho solo ajuda a projetar artista inovadora, que vem consolidando carreira inclusive fora do Brasil

A cantora, compositora e musicista Juçara Marçal conquistou duas categorias selecionadas pelo Superjúri do Prêmio Multishow 2021, que ocorreu em 8 de dezembro do ano passado. A artista foi premiada com o título de “Canção do Ano” com a faixa Crash e “Álbum do Ano” com Delta Estácio Blues, lançado em setembro.

Terceiro álbum solo de Juçara, Delta Estácio Blues tem a produção musical de Kiko Dinucci, que também foi o vencedor do Prêmio Multishow na categoria “Produtor do Ano”. Recentemente, os dois protagonizaram uma turnê por mais de quatorze países na Europa.

A partir de um conjunto de colagens sonoras eletrônicas foram geradas as bases das canções, letras, poesias e melodias. As colagens também serviram de referência para o trabalho diferenciado de voz que ela apresenta no disco.

O álbum, que teve o apoio do Natura Musical / QTV Selo / Mais um Discos / Goma Gringa, traz diversas composições da artista, algumas em parceria com nomes como Tulipa Ruiz, Siba, Rodrigo Campos, Maria Beraldo e Douglas Germano. Aliás, Juçara enfatiza que todo trabalho é coletivo.

“Apesar da extensa dedicação ao disco, o prêmio foi uma certa surpresa. Estávamos em Portugal e ficamos muito felizes”, conta Juçara. “Esse negócio de carreira solo é complicado, pois tudo que faço é no coletivo. Como eu tenho formação em coral, onde tudo é junção de várias vozes, talvez tenha levado isso para minha obra. Gosto de construir com parceiros. Costumo dizer que nesses trabalhos considerados solos eu sou a que dá as ordens na brincadeira de pique (risos)”.

Nas letras, a artista falou de temas como racismo, negritude, feminismo, questões sociais e ancestralidade. Tudo sob uma ótica poética, fundamentada em timbres diferenciados que buscam uma música eletrônica distante dos clichês e que abre espaço para novos ares e novos ritmos. Foram preservados, porém, suas reflexões e a relação próxima com as raízes da música brasileira e a música de matriz africana.

Vocalista do Metá Metá, Juçara também integrou os grupos Vésper Vocal e A Barca. Em 2014 lançou seu primeiro disco solo, “Encarnado”. O álbum foi sucesso de público e crítica e venceu os prêmios Governo do Estado e APCA, entre outros. Em 2015, ela lançou “Anganga”, ao lado do músico Cadu Tenório. Em paralelo aos álbuns, a cantora também produz outras séries de projetos artisticamente relevantes. Tudo somado, Juçara vem se estabelecendo como uma referência na música contemporânea feita dentro e fora do país.

Clique abaixo para ouvir a íntegra da conversa com o Podcast Unesp.

Imagem acima: Juçara Marçal fotografada por Luan Cardoso