De hoje até janeiro, Jornal da Unesp suspende atividades

Publicação agradece comunidade unespiana pela parceria em 2022 e retorna na primeira semana de janeiro de 2023.

Assim como fizemos no ano passado, o Jornal da Unesp irá suspender suas publicações e atividades temporariamente. Este hiato acontece em sintonia com o calendário da Unesp, inicia-se hoje e se estende até o dia 2 de janeiro próximo.

Esta pausa acontece perto da data em que iremos comemorar o segundo aniversário da retomada de atividades do Jornal da Unesp, e nos proporciona a oportunidade de escrever este breve texto de agradecimento a nossos colaboradores, leitores e à comunidade Unespiana de maneira geral.

Tem sido recompensador perceber como cada vez mais professores e órgãos da universidade se aproximam do Jornal, e da Assessoria de Comunicação e Imprensa como um todo. O fortalecimento dessa parceria tem sido fundamental para avançarmos em nossa missão de compartilhar com a sociedade, da melhor forma, a rica vida intelectual que se desenrola no âmbito da Unesp. Num mundo onde, infelizmente, é cada vez mais comum ver o conhecimento científico tornar-se alvo de infundadas e injustificadas disputas, é imprescindível a mobilização da comunidade acadêmica no sentido de buscar comunicar aos contribuintes o caráter e os resultados do seu trabalho.

E é graças a esse engajamento que estamos vendo as reportagens e artigos veiculados em nosso Jornal sendo reproduzidos, comentados ou inspirando novas matérias em diversos veículos. Pessoalmente, gostaria de destacar a publicação de um artigo pelo portal chinês Guancha com comentários a uma entrevista que publicamos com um de nossos docentes como exemplo de que essa parceria pode levar o nome da Unesp a novos e inesperados destinos. Isso foi possível, em boa parte, graças aos investimentos que a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp e o Jornal da Unesp receberam ao longo do ano, que incluíram também a contratação de reforços bem-vindos à nossa equipe.

Como todos sabemos, o ano de 2022 foi pleno de desafios nas mais diversas áreas, da ciência à cultura, da saúde pública à economia. Ao invés de realizarmos aqui uma recapitulação de tão acidentada quadra da vida nacional, gostaríamos de apresentar uma retrospectiva de nossas atividades, destacando abaixo algumas das reportagens e textos que publicamos durante o ano, e que despertaram mais interesse por parte de nossos leitores.  Os links estão postados abaixo.

Concluímos o ano de 2022 celebrando o crescimento do Jornal da Unesp. E a parceria com a comunidade unespiana é o combustível que vem turbinando esse nosso crescimento. Convidamos todos a nos acompanharem em voos ainda mais altos no ano que chega, e desejamos boas festas e um feliz 2023.

“Sucesso na exportação de alimentos é uma das causas de alta no custo da comida no Brasil”

Pandemia não acabou e decisão de suspender obrigatoriedade do uso de máscara no Brasil é precoce, alerta pesquisadora da Unesp

Novas variantes do SARS-CoV-2 fazem parte de um cenário diferente da doença no país

Interesse de dez espécies de mamíferos por uma mesma variedade de árvore intriga pesquisadores

Física de buracos negros pode ajudar a explicar engavetamentos no trânsito

Monteiro Lobato: rasgado, queimado, cancelado e imprescindível

Pesquisadores monitoram chegada de peixe amazônico pirarucu a rios de São Paulo, causada pela atividade de aquicultura