Encontro entre grupos orquestrais de USP, Unesp e Unicamp será no domingo, dia 28, no Memorial da América Latina

Reunião inédita é parte do Festival Centenários, da Unesp, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna e ao bicentenário da Independência do Brasil. Programa traz obras de compositores que se engajaram na construção de uma tradição musical brasileira.

Pela primeira vez na história, as orquestras de Unesp, USP e Unicamp se reunirão para uma apresentação conjunta: um concerto gratuito e aberto ao público que será realizado no próximo domingo, dia 28, às 19h, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, zona oeste da capital paulista.

A ação cultural integrada, que terá como tema “A Semana de 22 revisitada”, faz parte do Festival Centenários da Unesp e marcará o encontro de cerca de 100 músicos da Orquestra Acadêmica da Unesp, da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Sinfônica da Unicamp para a execução de composições que dialogam com a história da música clássica do Brasil e a construção de seu ambiente acadêmico. A ação foi articulada diretamente pelos pró-reitores de extensão universitária e cultura das três universidades estaduais paulistas: Raul Borges Guimarães, pró-reitor de extensão universitária e cultura da Unesp; Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP; e Fernando Antonio Santos Coelho, pró-reitor de extensão e cultura da Unicamp.

“O concerto que reúne as orquestras das três universidades reveste-se de dupla significação: pela primeira vez, as três estarão reunidas em programa conjunto, um fato inédito que reflete importante aproximação e articulação institucional, em um momento em que questionamentos em relação ao papel e à importância do ensino superior público têm vindo à tona; em outro sentido, o programa enfoca obras representativas de nossa música, de compositores que se engajaram na construção de uma tradição musical brasileira, neste momento em que as efemérides relativas à Independência e à Semana de Arte Moderna ocupam a atenção e despertam reflexões críticas para além da simples comemoração” diz o professor Raul Borges Guimarães, pró-reitor de extensão universitária e cultura da Unesp.

Na programação do concerto, estão reunidas obras de Henrique Oswald, Francisco Braga, J. Delgado de Carvalho, Paulo Costa Lima, Ernani Aguiar, Heitor Villa-Lobos e Ivenise Nitchepurenco, violinista egressa do Instituto de Artes (IA) da Unesp que hoje é integrante da Orquestra Sinfônica da Unicamp –ela é autora de um arranjo chamado “Tico Tico em Ipanema”, mistura que celebra clássicos da música brasileira. A única composição de um estrangeiro será “Abertura de um Festival Acadêmico”, do alemão Johannes Brahms, escrita quando ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Breslau –esta peça será executada conjuntamente pelas três orquestras.

“As práticas musicais, em suas mais variadas formas, sempre estiveram presentes na história das universidades públicas paulistas. Foram, e têm sido, entendidas como importante contribuição não apenas à formação de seus estudantes, como à interação com outros setores da sociedade na forma de concertos e programações específicas ofertadas à população do estado de São Paulo. Nesse universo, os grupos orquestrais têm lugar de destaque. Cada uma à sua maneira, USP, Unesp e Unicamp desenvolvem historicamente importantes ações de difusão cultural por meio de seus grupos”, lembra o professor Paulo Celso Moura, assessor da Proec-Unesp e coordenador geral da ação cultural.

Os grupos orquestrais das três universidades têm tradições, perfis e formações distintas. A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) é a mais antiga, foi criada em 1975 pelo compositor e regente Camargo Guarnieri e é composta exclusivamente por músicos profissionais. A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) também é um corpo artístico profissional e está completando 40 anos. A Orquestra Acadêmica da Unesp foi fundada em 2007 e é integrada exclusivamente por alunos matriculados nos cursos de música do IA-Unesp.

“É um evento absolutamente inédito. Não são tantas as universidades do Brasil que possuem orquestra. Com as orquestras, abrem-se janelas e expande o leque de opções que a universidade pode oferecer para o público, ampliando o contato com um tipo de música que deveria ser mais difundido no Brasil”, afirma o professor Lutero Rodrigues, regente da orquestra da Unesp e membro eleito da Academia Brasileira de Música.

Diretor da Osusp, o professor Gil Jardim acredita que a ação cultural integrada entre as orquestras poderá ser a “semente” para outras ações coordenadas para difusão da música e da cultura além dos muros universitários. “É importante enxergar que o espaço da cultura, da música e das artes tem uma função civilizatória para o país”, diz.

A regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, frisa que um espetáculo como este, acessível ao grande público, será a oportunidade de mostrar o trabalho árduo que está por trás do dia a dia dos músicos de uma orquestra, profissionais ou não. “É um evento de muita representatividade para as universidades e também para a música brasileira”, afirma a regente.

Organizado pela Unesp, o Festival Centenários é realizado em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna e ao bicentenário da Independência do Brasil, ambos celebrados em 2022, e conta com o apoio do Memorial da América Latina.

“A Semana de 22 revisitada”
Concerto conjunto inédito com a Orquestra Acadêmica da Unesp, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Orquestra Sinfônica da USP
Entrada gratuita — sem necessidade de agendamento

Ingresso antecipado: para garantir a sua entrada de forma antecipada, acesse o site https://www.sympla.com.br/evento/concerto-com-a-orquestra-academica-da-unesp-e-orquestras-sinfonicas-da-usp-e-da-unicamp/1690544