Em nova temporada, programa “Diálogos”, da TV Unesp, aborda panorama da ciência no Brasil

Professores da Unesp, Unicamp e USP comentam a qualificação dos cientistas em meio ao corte de verbas para as pesquisas

Nesta quarta-feira, às 17h30, o programa “Diálogos” retorna à programação da TV Unesp, com foco no debate de temas relevantes do universo acadêmico e no estímulo à reflexão a partir da atuação das três universidades estaduais públicas paulistas. A parceria entre Unesp, Unicamp e USP orienta a escolha dos convidados e temas abordados a cada edição. 

A apresentação fica por conta da jornalista Mayra Ferreira, que já atuava na produção das entrevistas exibidas de 2012 a 2017.  Em seu novo formato, o programa adota ferramentas de comunicação à distância para o debate, e segue uma periodicidade mensal.  

O tema do programa de estreia é o investimento em ciência no País. Os convidados são a professora Vanderlan Bolzani, do Instituto de Química da Unesp, que é presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e representante de Área na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; o professor Glauco Arbix, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que foi presidente da Finep entre 2011 e 2015; e o professor Sergio Salles, do Instituto de Geociências no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp e superintendente de Planejamento Operacional da Finep (2001-2003). 

No debate, os participantes debateram temas como o papel do Governo Federal no investimento à pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento, e acontecimentos recentes, tais como a indisponibilidade do sistema do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e as nomeações para a presidência e a diretoria de Relações Internacionais da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Na conversa, os debatedores ressaltaram como a comunicação pode ser uma estratégia eficiente para que a ciência seja valorizada em meio às contribuições que apresentam historicamente para o país. 

Acompanhe esse debate no “Diálogos” na TV Unesp em Bauru (canais 46.1 em sinal aberto e 518 NET/Claro), Botucatu (canal 13 NET/Claro) e Marília (canal 19 NET/Claro) toda quarta-feira às 17h30. O programa também está no Youtube da emissora: https://www.youtube.com/watch?v=yDigJPE_pWE