Volta fulminante do Taleban ao poder no Afeganistão mostra que governo apoiado pelos EUA nunca teve aceitação popular

Para Hector Saint-Pierre, coordenador do IPPRI-Unesp, motivos que justificaram invasão americana do país islâmico nunca foram claros

O mundo acompanhou surpreendido, nos últimos dias, a retomada do Afeganistão pelo grupo extremista Taleban. Após 20 anos da queda das Torres Gêmeas nos EUA e uma guerra que parecia sem fim entre os países, talvez a questão possa tomar novos rumos daqui pra frente.

No último domingo, 15 de agosto, o Taleban chegou a Cabul, depois de uma ofensiva fulminante que começou há alguns meses. Nos últimos dez dias, os insurgentes tomaram todas as grandes cidades do Afeganistão, encontrando pouca resistência.

De acordo com lideranças do Taleban, haverá uma transferência considerada pacífica de poder para um governo de transição.

Ainda na noite de domingo, o presidente afegão Ashraf Ghani deixou o país. O ex-presidente Ghani, disse em uma mensagem no Facebook que fugiu para evitar um banho de sangue no Afeganistão e reconheceu que o Taleban venceu.

A comunidade internacional expressa preocupação. O papa Francisco apelou ao “diálogo”, a Otan a “uma solução política para o conflito”. A Rússia está trabalhando com outros países para realizar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. E o presidente dos EUA, Joe Biden, solicitou a retirada de tropas americanas do Afeganistão.

Mesmo assim, informações da mídia internacional sinalizam pânico em Cabul.

Uma maré humana correu nesta segunda-feira, 16 de agosto, para o aeroporto, único meio de saída do país. Os vídeos mostram centenas de pessoas correndo perto de um avião de transporte militar dos Estados Unidos, em direção à pista, algumas delas tentando se segurar em suas laterais ou nas rodas. Outros vídeos mostram cenas de caos total, com civis lutando para subir na aeronave e outros que caíram após a decolagem do avião.

Héctor Luis Saint-Pierre, especialista em segurança internacional e coordenador-executivo do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Unesp, comenta aspectos da retomada do Taleban no Afeganistão.

Imagem acima: Liderança do Taleban se pronuncia pela TV após a tomada de poder. reprodução da Al Jazeera.

Ouça a análise de Hector Saint-Pierre a seguir no Podcast Unesp