Novo radar meteorológico é posicionado em Ilhabela e inicia os primeiros testes para monitorar áreas de deslizamentos ocorridos no verão passado

O radar meteorológico móvel que auxiliará o trabalho da Defesa Civil foi adquirido pela Unesp com o financiamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Universidade agora está atuando com o Governo do Estado de São Paulo para um trabalho conjunto de monitoramento meteorológico de regiões de risco.

O novo radar meteorológico móvel da Unesp já foi posicionado e iniciou os primeiros testes em uma área na Ponta da Sela, no lado leste do município de Ilhabela, de onde será feito o monitoramento meteorológico de áreas de risco do litoral norte de São Paulo, região afetada por uma série de deslizamentos de terra no verão passado.

O equipamento vai gerar dados meteorológicos sobre áreas de municípios do litoral norte. Tais dados serão enviados ao Centro de Meteorologia (IPMet) da Faculdade de Ciências do câmpus de Bauru da Unesp, sendo processados e posteriormente compartilhados com a Defesa Civil Estadual, responsável pela emissão de alertas à população que vive em áreas de risco com base na previsão meteorológica.

O termo de cooperação entre a Unesp e o Governo Paulista para a parceria do uso do equipamento foi assinado no mês passado na Sede do Instituto de Estudos Avançados do Mar “Prof. Dr. Peter Christian Hackspacher” (IEAMar-Unesp), com a participação de representantes das três esferas governamentais – municipal, estadual e federal.

O radar meteorológico móvel-transportável é de fabricação norte-americana, possui 500 watts de potência, uma antena de 1,80m e alcance que se estende a 120km, segundo o seu manual técnico. O equipamento vai ficar em Ilhabela em princípio até setembro de 2024, segundo o acordo firmado com a Defesa Civil Paulista e a Prefeitura de Ilhabela.

O radar será utilizado para estudos climáticos e monitoramentos meteorológicos de interesse comum da Unesp e das autoridades governamentais. A previsão é que entre em operação plena em dezembro. “Este radar estará a serviço da população por meio de uma parceria que envolve o Governo Federal, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Unesp e agora o Governo do Estado de São Paulo, que escolheu a Unesp, entre outros parceiros, para ser o centro operacional de monitoramento meteorológico envolvendo o litoral paulista, Bauru e Presidente Prudente”, afirma o reitor da Unesp, Pasqual Barretti, citando as outras duas cidades paulistas em que a Unesp possui radares meteorológicos, fixos, geridos pelo IPMet.

Nos primeiros dias em Ilhabela, foram feitos alguns testes para geração de dados a partir do novo radar meteorológico móvel, todos bem-sucedidos. O equipamento foi montado em outubro na sede do IEAMar-Unesp, em São Vicente, onde também ocorreu parte do treinamento das equipes que farão uso do equipamento. “O radar móvel da UNESP já está em funcionamento, porém ainda em fase de ajustes e treinamento da equipe de pesquisadores da Unesp que realizará o tratamento dos dados”, afirma a professora Gabriela Ramos Hurtado, coordenadora executiva do IEAMar-Unesp.

Estudo prévio

O local para a instalação do novo radar meteorológico, que é móvel-transportável, foi avaliado e proposto de forma conjunta pelo Instituto de Estudos Avançados do Mar e pelo Centro de Meteorologia do IPMet, ambos da Unesp, e pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Este estudo prévio levou em consideração a menor área de bloqueio para a obtenção da melhor visada para o canal de interesse, entre São Sebastião e Bertioga, local da tragédia que matou dezenas de pessoas no verão passado na Barra do Sahy, bairro de São Sebastião.

Com base nesse estudo, foi estabelecida a localidade de Ponta da Sela, no lado leste do município de Ilhabela, como o ideal para o monitoramento inicial. O terreno escolhido é particular e foi cedido para o trabalho de monitoramento pelo proprietário. Embora o alcance do radar se estenda a 120km, a configuração atualmente estabelecida pelos pesquisadores será de 50km, proporcionando uma maior sensibilidade na captação dos dados.

Um dos pontos abordados por meteorologistas após a tragédia do início do ano no litoral norte foi justamente a existência de uma espécie de “ponto cego” entre a Serra do Mar e a planície costeira do município de São Sebastião, local em que os radares meteorológicos localizados no interior do estado não conseguem monitorar adequadamente devido a, principalmente, condições do relevo. Isso acaba dificultando a avaliação e geração de alertas para eventos severos naquela região do litoral. Daí o esforço conjunto para que o radar meteorológico transportável da Unesp, atualmente o único dessa configuração no Estado de São Paulo e o segundo no Brasil, fosse instalado no ponto geográfico mais apropriado à região a ser monitorada.

“A proposta de que este radar viesse monitorar a região de São Sebastião foi definida por interesses científicos da Unesp e também da parceria estabelecida com a Secretaria da Casa Militar e a Defesa Civil do Estado de São Paulo”, diz a professora Gabriela Hurtado. “Com a definição de Ilhabela como local inicial de monitoramento, a Prefeitura da cidade se tornou mais um parceiro para a execução da proposta.”

Foto acima: o radar instalado em Ilha Bela. Crédito: ACI