A curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação da Unesp

Ao inserir atividades extensionistas nos diferentes componentes curriculares dos cursos, a universidade garantirá maior envolvimento, participação e protagonismo dos estudantes na sua formação profissional.

,

Os currículos dos cursos de graduação podem ser definidos como o conjunto de experiências a serem desenvolvidas por professores e estudantes em sala de aula e em outros ambientes fora dela. Essas experiências curriculares são previstas na estrutura curricular segundo o respectivo Projeto Político-Pedagógico. Desde 2023, a Unesp inovou os currículos dos seus cursos de graduação inserindo atividades diversificadas de extensão universitária, criando oportunidades para os estudantes conhecerem mais proximamente a realidade onde vivem e, portanto se inserem, de forma a propor ações para modificar situações que afligem as sociedades no mundo de hoje, como o aumento da fome, as mudanças climáticas e perda da biodiversidade, a crise energética, a perda de garantia dos direitos humanos, condições precárias de saúde e educação, além de outros. 

A Unesp, ao inserir as inovações curriculares mediante a definição de atividades extensionistas nos diferentes componentes curriculares dos cursos, garantirá maior envolvimento, participação e protagonismo dos estudantes no seu próprio processo de formação profissional. Os estudantes, docentes e técnicos serão estimulados a intervir nas situações-problemas em diferentes locais da comunidade que merecem atuação direta de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, essas inovações atendem a uma série de exigências da Política Nacional de Ensino Superior previstas na legislação brasileira para garantir o direito dos estudantes à educação superior de qualidade e preocupada em modificar situações problemas por meio de ações alinhadas e comprometidas com o papel da Universidade Pública.

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 207, estabelece que o ensino, a pesquisa e a extensão sejam realizadas conjuntamente (princípio da indissociabilidade). A Resolução CNE/CES nº 7/2018 estabeleceu diretrizes e prazos para a inserção de atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação. A Unesp cumpriu essas exigências legais por meio do planejamento integrado, do trabalho coletivo e de ações conjuntas entre a Pró-reitoria de Graduação e a Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura. A Resolução Unesp nº 41/2021 dispõe sobre a Curricularização da Extensão Universitária nos Cursos de Graduação da Unesp. A partir do estabelecimento dessas normativas pela Universidade foi elaborado por uma comissão composta por docentes da Unesp o “GUIA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNESP”.

A proposta de inserção da extensão nos cursos de graduação da Unesp foi considerada inovadora por dois motivos principais: 1) o eixo da proposta partiu do conceito de curricularização, o que significa dizer que as ações extensionistas devem fazer parte da formação dos estudantes nos diferentes Cursos de Graduação, não se restringindo meramente ao cômputo de créditos; 2) respeito aos princípios e diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e, ao mesmo tempo, a valorização da história e especificidades de cada um dos 136 Cursos de Graduação da nossa Universidade.

Desde 2023, a Unesp tem vivenciado a implantação dos Projetos Políticos-pedagógicos (PPP) aprovados pelas instâncias colegiadas locais e centrais da Universidade, com a inclusão de, no mínimo, 10% de Atividades Curriculares de Extensão Universitária (ACEUs) na carga horária dos cursos de graduação com impacto direto na qualidade da formação dos nossos estudantes, denominada Curricularização da Extensão Universitária.

O PPP caracteriza-se como projeto porque especifica e descreve a trajetória de formação acadêmica do futuro egresso, ou seja, o seu percurso formativo. Sua dimensão política está no fato de que ele trata da formação acadêmica e profissional daqueles que, ao atuarem na sociedade, responderão com responsabilidade, ética e consciência crítica às demandas do mundo contemporâneo, seja no plano individual ou no coletivo. É pedagógico porque define e organiza os componentes curriculares necessários à formação pretendida.

Assim, o PPP confere a “identidade” ao curso e deve ser construído de forma coletiva, com a participação da comunidade unespiana, seus representantes, e por todos aqueles envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, observadas as normas e legislação vigentes nos âmbitos federal e estadual.

Os estudantes ingressantes nos cursos de graduação da Unesp, a partir de 2023, cumprirão os créditos obrigatórios em atividades extensionistas, além de outras atividades previstas na estrutura curricular para fins de integralização do curso. Por se tratar de mais uma atividade formativa de caráter plural, a extensão universitária oportunizará aos graduandos o acesso a uma formação acadêmica diversificada, de excelência, para que tenham as condições necessárias a sua atuação profisisonal, com responsabilidade e comprometida socialmente nos diversos cenários do mundo contemporâneo.

Além disso, a curricularização da extensão se constitui em mais um importante processo que contribuirá para que a Unesp cumpra a sua missão: “Exercer sua função social por meio do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, com espírito crítico e livre, orientados por princípios éticos e humanísticos. Promover a formação profissional de excelência, a geração e difusão de conhecimento, respeitando as vocações da região para a promoção do desenvolvimento sustentável, contribuindo para a superação de desigualdades e o exercício pleno da cidadania.”

A Curricularização da Extensão Universitária permitirá estabelecer diálogo profícuo da Universidade com a comunidade externa. A formação poderá, a partir de agora, não só formar e transformar o estudante e seu entorno, mas principalmente transformar vidas investindo nas comunidades externas à universidade. Isso reafirma o compromisso e a responsabilidade social da Universidade.

Texto publicado originalmente no Guia Unesp de Profissões.

Celia Maria Giacheti é Pró-reitora de Graduação. Raul Borges Guimarães é Pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura.