Sergio Molina: Descendo o Rio Negro

Músico e compositor paulistano apresenta o álbum “Down the Black River” produzido em colaboração com o celebrado grupo Quartenaglia Guitar Quartet.

Você já pensou em descer o Rio Negro na Amazônia dentro de uma embarcação? Pode não ser dos sonhos mais simples de viver na realidade, mas a música pode ser um caminho para reproduzir essa sensação mágica. E Down The Black River” (“Descendo o Rio Negro”, em tradução) é justamente o nome do álbum mais recente do compositor, músico, produtor e professor universitário, Sergio Molina, produzido ao lado do emblemático quarteto de violões Quaternaglia Guitar Quartet. A obra chegou às plataformas de streaming no mês de maio, e as festividades de lançamento incluíram também um excelente concerto na Sala São Paulo.

Molina conta que a obra é o resultado da gravação de quatro músicas compostas sob encomenda do premiado pianista americano James Dick e executadas em quatro apresentações no festival de Jazz do Round Top Festival Institute, no Texas, EUA, que aconteceram ao longo de 13 anos, entre 2004 e 2017.

“O processo de concepção ocorreu num período de vários anos. Teve início durante algumas visitas que fiz nos EUA naquele período, por conta de concertos que o Quaternaglia iria fazer por lá. No contexto dessas apresentações, recebi encomendas de peças inéditas. Assim começou essa parceria, repleta de histórias interessantes”, diz o compositor. O álbum – que inclui em sua versão física um book-arte muito bem editado, com textos, fotos e ficha técnica completa – traz também a participação do pianista Rogério Zaghi e de uma orquestra de cordas, sob a regência de Emiliano Patarra.

“Uma vez que estávamos com o projeto formatado, fomos premiados no PROAC da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e contamos com apoio da Faculdade Santa Marcelina, Cultura Artística e Rádio Cultura”, diz. “Esses apoios permitiram viabilizar gravações em altíssimo nível, em excelentes estúdios, ótimos técnicos de som… Enfim, ficou um trabalho muito especial”, diz.

A música composta por Sergio Molina para o álbum “Down The Black River” traz elementos reelaborados das vanguardas musicais do século vinte, acrescidos de experimentações e ritmos latinos e brasileiros que enriquecem a sonoridade. O formato acústico também é um diferencial, pois gera um aspecto original e inovador, capaz de ressaltar sutilezas nas conexões entre os violões, o piano e a orquestra.

“Down the Black River into the Dark Night”  (“Descendo o Rio Negro numa Noite Escura”, em tradução livre), a faixa que abre o disco, parece propor a jornada que se inicia nas águas densas do rio, seguindo seu curso até o encontro com as águas do Amazonas em uma noite escura de tempestade. E a música seguinte, Song of the Universal  ( “Canção do Universal”)  é inspirada no poema homônimo do poeta americano Walt Whitman que serve de ponto de partida para a construção da narrativa musical. O clímax ocorre em um solo de piano dedicado especialmente a James Dick, por ocasião da estreia da peça em uma apresentação no festival de Jazz Round Top.

É fundamental salientar que o trabalho foi concebido tendo como referência de execução um grupo que é celebrado por sua qualidade musical. O Quaternaglia Guitar Quartet tem sido aclamado como um dos mais relevantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico como por sua contribuição para a ampliação do repertório. Ao longo de três décadas de atuação, o quarteto, integrado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina, estabelece um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, que inclui a colaboração com compositores como Leo Brouwer, Almeida Prado e Egberto Gismonti, entre outros.

Além de suas atividades como compositor, Sergio Molina é doutor em Música pela USP, coordenador geral da área de música da Faculdade Santa Marcelina (SP) e professor de Composição no Instituto Carlos Gomes de Belém (PA) entre outras atividades. A entrevista completa sobre “Down The Black River” pode ser conferida no Podcast Unesp. Clique abaixo!