Carrancas (MG) sedia segunda edição de festival internacional de Blues

Encontro reúne artistas vindos de Chicago e do Mississipi, somados a nomes consolidados no país, em ambiente repleto de natureza, e vai se firmando como etapa importante na cena musical do gênero no Brasil.

Música, gastronomia, natureza, entretenimento e muita cultura. Este é o mote do 2º Festival Internacional Carrancas Blues, que será realizado durante os dias 16, 17 e 18 de junho e traz nomes nacionais e internacionais do blues, fortalecendo o encontro na agenda cultural e turística de Minas Gerais e do Brasil.

De acordo com o produtor cultural do evento, Léo Lavras, os preparativos para esta nova edição tiveram início iniciou em 2019 mas, devido à pandemia, o encontro foi suspenso. Agora, o festival pode ser pilotado da maneira  mais adequada. “Estamos organizando o evento da melhor forma possível para assegurar a qualidade e ampliar o fluxo turístico na cidade. Até pouco tempo, as estações mais frias eram consideradas como baixa temporada na região. Hoje, já existe um turismo interessante nesse período, e o encontro chega para fortalecer este cenário. Realizamos parcerias com pousadas, restaurantes e o comércio em geral para que possamos envolver e beneficiar diferentes setores e fomentar o turismo”, sinaliza Léo.

O produtor explica que o espaço que vai sediar o evento permite a instalação de estruturas que atendem bem ao público e a montagem de um cenário artístico diferenciado, aos pés da Serra de Carrancas. “Teremos dois palcos com shows simultâneos, impedindo a quebra entre um espetáculo e outro. Também haverá ampla praça de alimentação, exposições, artesanatos, workshops, transporte coletivo do centro da cidade ao espaço cultural, entre outras atrações”, diz. Carrancas é uma cidade turística repleta de atrativos naturais, pousadas, restaurantes que recebem bem esse tipo de festival. A procura está grande e a venda de ingressos está fluindo muito bem. “A expectativa é muito boa, estou satisfeito e entusiasmado para chegar o evento”, relata Léo.

Outro ponto fundamental do festival é a parceria com o projeto Rota do Blues, responsável pela parte musical. Com vasta bagagem em produções de eventos de blues, o idealizador do Rota e guitarrista, Bruno Marques, destaca que o Carrancas Blues já é uma realidade na agenda cultural dos eventos deste gênero musical no Brasil. “Posso dizer que já é uma realidade. Pois conta com músicos nacionais, internacionais e isso corre o mundo. Quando você traz artistas do Mississipi, Texas e Chicago, você segue a tendência dos grandes festivais” aposta Marques. “Além disso, é um evento com características peculiares que envolvem natureza, arte e gastronomia. Essas questões têm um peso gigante, porque não temos outros eventos do gênero com essas características no país. Estamos fortalecendo esse encontro que ganha mais estrutura e visibilidade a cada edição”.

Entre os artistas confirmados para o evento estão nomes como Lorenzo Thompson (Chicago-EUA), Jimmy Burns (Mississipi-EUA), Alma Thomas (New-York – EUA/RJ), Netto Rockfeller (São Carlos-SP), Bruno Marques (BH-MG), a banda local Carrancudos (Carrancas-MG), e Hard Blues Trio (Porto Alegre-RS). Este grupo venceu o concurso Amostra Carrancas Blues Online, que envolveu bandas do país e da América Latina e e gerou possibilidades para que elas pudessem participar do encontro.

“Com uma diversidade interessante, que agrega bons e diferentes músicos de blues, o line up está muito bem montado. Criamos uma seletiva num concurso on-line que concedeu uma vaga ao primeiro colocado para tocar no festival. A seleção se abriu para aceitar candidatos de todo o país, e de países vizinhos. Tudo isso sob a ótica de jurados especiais de âmbito do blues mundial”, destaca Marques.

O Rota do Blues surgiu em 2014, com enfoque em trazer principalmente músicos genuínos de blues norte-americanos para excursionar em regiões distantes do eixo Rio-SP (por onde geralmente os artistas estrangeiros não transitam), e interagirem com a cena cultural existente nesses lugares. Mas o leque também se desdobra para abraçar artistas argentinos, chilenos e italianos do gênero. Ao longo do tempo, o Rota já percorreu quarenta cidades de nove estados brasileiros, e amplia suas proporções a cada novo encontro. Agora é a vez de Carrancas.

Mais informações podem ser obtidas nas páginas: Instagram: @carrancasblues e Facebook: www.facebook.com/carrancasblues.

Em entrevista exclusiva o Podcast Unesp, Léo Lavras e Bruno Marques apresentam um panorama do 2º Festival Internacional Carrancas Blues. É só clicar abaixo e conferir.

Foto acima: o cantor Lorenzo Thompson, de Chicago/EUA, um dos artistas confirmados para o festival. Foto: divulgação.