Nasi apresenta seu novo single: “Na América do Sul”

Lançamento é parte do próximo álbum solo, que sairá em 2022. A faixa faz parte do projeto Nasi e Os Spoilers, e traz participação especial do baterista inglês Steve White.

O cantor, compositor e co-líder da banda de rock Ira! lançou em 19 de novembro seu novo single solo, “Na América do Sul”. O trabalho foi gravado juto com a banda Os Spoilers e tem participação especial do lendário baterista Steve White (The Style Council, Paul Weller, The Who, Oasis).

Na canção, Nasi busca refletir a tensão política que existe há algum tempo, não apenas no Brasil, mas por toda a América Latina. “É uma critica a essa guinada reacionária que vivemos dentro e fora do país. Fala de combate a fake news e a governos de extrema direita, que acabam gerando ditaduras e despertando levantes populares”, conta Nasi.

Para o vocalista do Ira!, abordar esses temas é fundamental, tanto do ponto de vista da arte quanto da reflexão social. “Esse é o flagelo do novo século. Há erros na direita e na esquerda. Mas quando essas questões começam a afetar a saúde pública —  como aconteceu aqui no Brasil, com mais de 610 mil mortos pela covid-19 — , deteriorar a economia, destruir o meio ambiente, minar o Estado laico e estrangular a arte e a cultura brasileiras, entre outros setores, o cenário fica complicado. Isso é muito sério”, diz.

O single é o primeiro movimento de um álbum a ser lançado em fevereiro ou março do próximo ano. “É o primeiro single do projeto Nasi e os Spoilers. Em meados de dezembro sairá o segundo single, em janeiro o terceiro e possivelmente em fevereiro ou março sairá o álbum completo, com seis canções”, destaca. “Além dessa faixa, vou regravar duas músicas minhas. São “Te Odeio – Isso é o Amor” (do álbum Ira! 7) e “Ogum” (Nasi Vivo na Cena) e outras duas compostas coletivamente”, conta.

As gravações das faixas ocorreram à distância, devido à pandemia. “Esse disco foi feito no clima de distanciamento social. Não tivemos a oportunidade de estar todos juntos no estúdio. Inclusive, as participações internacionais nasceram de um projeto chamado “Sessões de Quarentena” que envolve diversos músicos de diferentes países. Ou seja, cada um gravando da sua casa e depois editando”, explica. “As bases de guitarras foram feitas no RJ e no RS. O baixo e a bateria, em SP, e eu gravei as vozes separadamente no estúdio do Apollo Nove. Mesmo assim, surgiu um álbum muito orgânico. E creio que seja o trabalho solo com influências britânicas mais fortes que gravei.”

A letra foi composta em parceria com o músico Johnny Boy, que é baixista do Ira! e foi convidado especialmente para participar do trabalho. “Há muitos anos o Johnny é o meu principal parceiro de composição. Temos uma sintonia muito legal. A afinidade fez com que logo chegássemos a uma melodia e a uma ideia associadas, tornando o processo de criação mais tranquilo”.

A banda Os Spoilers é integrada por músicos gaúchos e paulistas. A formação inclui  Johnny Zanei (baixo), Daniel Tessler (guitarra e voz) e Gustavo X (guitarra), e para a bateria foram recrutados diferentes instrumentistas.

Vale destacar que a música já está disponível em todas plataformas digitais e o clipe que roda pelas redes, em especial no YouTube, foi produzido por Motim Underground.

Carreira no Ira! completou quarenta anos em 2021

Natural de São Paulo, Nasi nasceu em 23 de janeiro de 1962, no bairro da Bela Vista. Seu nome de batismo é Marcos Valadão Rodolfo, mas há alguns anos mudou a grafia do sobrenome para o original italiano Ridolfi, com base nas origens familiares.

Em outubro de 1981, funda o grupo de rock Ira! com o colega de colégio Edgard Scandurra (guitarra) para participar do I Festival Punk da PUC-SP. A banda prossegue após o show de estreia e Nasi larga a Faculdade de História na Universidade de São Paulo, onde havia ingressado.

Em 1985 a banda registrou seu primeiro álbum, “Mudança de Comportamento”. A obra, gravada e mixada praticamente em nove dias no Rio de Janeiro, trouxe clássicos do grupo, entre elas “Núcleo Base”, “Longe de Tudo” e “Ninguém Entende um Mod”. No ano seguinte, com maior prestígio dentro e fora da gravadora, a banda lança o emblemático LP Vivendo e Não Aprendendo. O disco trouxe faixas como “Envelheço na Cidade”, “Vitrine Viva”, “Dias de Luta” e “Gritos na Multidão”. E a canção “Flores em Você” chegou a entrar na trilha sonora da novela O Outro da Rede Globo. Ou seja, uma obra repleta de hits que marcam a carreira da banda até os dias atuais.

A partir de 1986, Nasi envolveu-se com a cena do rap nacional e no ano seguinte é um dos produtores de “Cultura de Rua” pela Eldorado, considerado como o primeiro álbum de hip hop no Brasil. Ainda como produtor assina, na seqüência, os primeiros álbuns da dupla Thaíde e DJ Hum (“Pergunte a Quem Conhece” e “Hip Hop na Veia”).

Em 1991 cria o projeto Nasi e os Irmãos do Blues, que rapidamente evoluiu de apresentações no circuito da noite paulistana e nacional para uma carreira solo discográfica: “Uma Noite com Nasi e os Irmãos do Blues de 1994; “Os Brutos Também Amam” de 1996 e “O Rei da Cocada Preta” em 2000. Durante 15 anos, a banda ganhou destaque no cenário do blues nacional, tendo participando de todos os festivais internacionais no Brasil e tocando ao lado de lendas do gênero.

Já em 2006, Nasi lança o elogiado álbum “Onde os Anjos Não Ousam Pisar”, que reúne vários convidados e outros estilos musicais como rap, rock, soul, e baladas.

Em 2007 o Ira! anunciou uma suspensão de suas atividades, mas a banda retornou em 2014. Este ano, o grupo comemorou quarenta anos de carreira.

ouça abaixo a íntegra da conversa com Nasi no Podcast Unesp.

Foto: divulgação