Do Corpo Editorial do Jornal da Unesp
Criado na segunda metade dos anos 1980, na gestão do então reitor Jorge Nagle, o Jornal da Unesp cumpria a importante função de reforçar a identidade da comunidade unespiana e, na retomada democrática do país, impulsioná-la na direção do protagonismo científico no cenário nacional.
Quase 40 anos depois, em meio à revolução tecnológica que trouxe uma série de mudanças na maneira de se produzir conteúdo e compartilhar conhecimento, o Jornal da Unesp está sendo retomado no formato digital, após um intervalo de pouco mais de dois anos de descontinuidade. Seu objetivo é levar ao público interno e externo um material de qualidade no sentido de contribuir para o debate das grandes questões da atualidade.
Revalorizando princípios democráticos que nortearam o seu surgimento, o novo Jornal da Unesp pretende intensificar a divulgação do conhecimento de artes, ciências e humanidades produzido na Universidade, dentro de uma política institucional que tem como premissa mostrar à sociedade o que é gerado no ambiente acadêmico em prol do desenvolvimento dos saberes e, direta ou indiretamente, da melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população. Em paralelo, esta publicação promoverá um diálogo aberto e permanente com atores externos diversos.
No meio de uma pandemia que já ceifou a vida de milhares de brasileiros e aumentou o desafio de combater a desinformação, um mal que põe em xeque os valores humanísticos sobre os quais estão alicerçados os princípios fundamentais da universidade, o Jornal da Unesp ressurge com a visão de prezar pela informação de qualidade e de aprofundar reflexões na sociedade.
Na imagem acima, foto de Filip Mishevski para Unsplash.