Líder do processo de internacionalização da Unesp, professor recebe honraria do governo francês em SP

José Celso Freire Junior é nomeado Oficial da Ordem das Palmas Acadêmicas, condecoração secular concedida em reconhecimento aos que se destacam na divulgação da cultura do país europeu.

O professor José Celso Freire Júnior, assessor-chefe de Relações Externas da Unesp, recebeu do governo da França o título honorífico de Oficial da Ordem das Palmas Acadêmicas, uma homenagem concedida a quem possui um consolidado trabalho de divulgação da cultura do país europeu. A outorga da honraria foi realizada em 12 de setembro na residência do cônsul da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.

A Ordem das Palmas Acadêmicas é uma condecoração secular, criada por Napoleão Bonaparte em 1808, e reorganizada nos anos 1950 para homenagear pessoas francesas e não francesas que contribuem para a difusão da cultura daquele país mundo afora. As Palmas Acadêmicas possuem três graus, que vão de cavaleiro a comendador. Assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas (Arex) desde 2009, José Celso Freire Junior já havia recebido o grau de cavaleiro há alguns anos e agora é reconhecido como oficial, um grau acima. A honraria é conferida pelo ministro da educação da França e o docente a recebeu das mãos do cônsul francês.

Em seu discurso, o professor José Celso agradeceu a todos que o ajudaram ao longo de sua trajetória acadêmica e também o apoiaram na construção de cooperações com instituições de ensino superior da França, parte do processo de internacionalização da Universidade. A Unesp atualmente possui oportunidades para estudantes e professores da Universidade relacionadas a programas como o Brafagri (Programa Brasil-França na agricultura), o Brafitec (Programa Brasil-França nas engenharias) e as Cátedras Franco-Brasileiras. Em cursos das ciências agrárias e das engenharias, por exemplo, o aluno de graduação da Unesp hoje tem a possibilidade de obter uma dupla titulação, com diplomas brasileiro e francês, a depender do acordo entre as instituições envolvidas.

“A Ordem das Palmas Acadêmicas é um reconhecimento da minha trajetória. Fiz o doutorado na França e, como assessor-chefe da Arex, foi possível viabilizar muitas cooperações internacionais. Aprofundei minha relação com o país em que morei por quatro anos”, diz José Celso Freire Junior, que viveu em Grenoble, uma cidade histórica localizada no sopé dos Alpes franceses. “Sou mais fluente em francês do que em inglês.”

De 1993 a 1997, José Celso desenvolveu sua tese Ingénierie des Systèmes d’Information: Une Approche de Multi-Modélisation et de Méta-Modélisation, na Universidade Joseph Fourier- Grenoble, sob a orientação de Jean-Pierre Giraudin. Depois, entre 2001 e 2003, foi professor visitante no Institut National Polytechique de Grenoble, INPG. E em 2004 foi professor visitante na Université Pierre Mendès France, UPMF. Graduado em engenharia elétrica pela UFRJ, José Celso chegou à FEG, câmpus de Guaratinguetá, em 1989, ano seguinte à sua graduação, como professor assistente. No início de 2024, vai completar 15 anos na chefia da Assessoria de Relações Externas da Unesp. Entre os gestores da administração central da Universidade, costuma brincar que é o “decano” da Reitoria.

Com a longeva e sólida liderança da Arex-Unesp, obteve um protagonismo no meio acadêmico no âmbito da internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras. Atualmente, é o presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), cargo que já ocupou anteriormente. A associação congrega setores de relações internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior do país. “Ele é o nosso ‘Embaixador’”, afirma a vice-reitora da Unesp Maysa Furlan. “Um homem sensível, capaz e competente, absolutamente comprometido com a nossa universidade e sua consolidação internacional.”

Na visão da vice-reitora, o trabalho conduzido por José Celso Freire Júnior à frente da Arex deu muita qualidade ao processo de internacionalização da Unesp, gerando benefícios para docentes, pesquisadores e estudantes, na graduação e na pós. “Ele nos aproximou de universidades de classe mundial e da possibilidade de fazermos intercâmbio, estabelecermos convênios e colaborações, que acabaram por aumentar muito o conhecimento que produzimos e o impacto de nossas pesquisas e publicações”, diz Maysa Furlan.

A vice-reitora destaca que o processo de internacionalização liderado pelo agora Oficial da Ordem das Palmas Acadêmicas da França tem avançado não somente junto a universidades e instituições de pesquisa do Hemisfério Norte, mas também no chamado Sul Global, com o aprofundamento de uma política de cooperação Sul-Sul.

“O professor José Celso é icônico no trato das relações de nossa universidade com o mundo. Hoje, assim como temos colaborações com a França, a Alemanha e a Espanha, também desenvolvemos laços extremamente frutíferos com países da África e da América Latina”, assinala a vice-reitora Maysa Furlan.

Estiveram presentes à cerimônia de entrega do título de Oficial da Ordem das Palmas Acadêmicas o reitor da Unesp Pasqual Barretti, a vice-reitora Maysa Furlan, o chefe de gabinete da Reitoria, o secretário geral da Unesp, pró-reitores, assessores do gabinete da Reitoria e da Assessoria de Relações Externas da Universidade.

Imagem de abertura e demais fotos: Consulado Geral da França em São Paulo / Divulgação