Reflexões do Grupo de Trabalho Unesp 2030 para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Infelizmente, esforços para adaptação do planeta às mudanças climáticas ocorrem em ritmo lento e amplitude insuficiente. Unesp busca articulações entre ensino, pesquisa, extensão e gestão para implementar objetivos da Agenda 2030, e hoje serão anunciados os primeiros projetos contemplados no edital “Vamos transformar o Mundo”.

Nesta segunda-feira, dia 05 de junho de 2023, comemora-se a quinquagésima edição do Dia Mundial do Meio Ambiente, momento importante na história do nosso Planeta e de muita reflexão para a nossa Universidade. 

Segundo o Relatório sobre a Lacuna de Adaptação 2022: Muito pouco, muito devagar – Fracasso na adaptação climática coloca o mundo em risco, publicado em novembro de 2022 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os fluxos internacionais de financiamento ao processo de adaptação às mudanças climáticas, especialmente em países em desenvolvimento, estão entre 5 a 10 vezes abaixo do esperado, o que aumenta a lacuna da desigualdade ambiental entre os países. 

O documento ainda enfatiza que “a implementação de ações de adaptação – concentradas nas esferas de agricultura, água, ecossistemas e setores transversais – está aumentando. No entanto, sem uma mudança gradual  no apoio, as ações de adaptação poderiam ser superadas pela aceleração dos riscos climáticos, o que ampliaria ainda mais a lacuna na implementação da adaptação”. Esse é um cenário preocupante, pois há evidências inequívocas e crescentes que apontam as populações dos países mais pobres como aquelas mais rapidamente, e duramente, atingidas pelos efeitos das mudanças climáticas.

Isso evidencia um cenário que requer a ação de instituições do mundo todo para desenvolver estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas. Entretanto, no que se refere ao papel de instituições de ensino, pesquisa e extensão, como as universidades, há duplo desafio. Além da forte demanda por ações voltadas para a sustentabilidade, sabemos que, em momentos de crise econômica, política e social, as sociedades dos países em desenvolvimento, como o Brasil, questionam o financiamento destinado às universidades que produzem ciência. Isso implica uma maior necessidade de prestação de contas das ações das universidades no sentido de solucionar problemas reais da sociedade, melhorando seu accountability junto à opinião pública, à mídia e aos governos. 

Nessa direção, a Unesp tem ensejado esforços para desenvolver articulações entre as dimensões de ensino, pesquisa, extensão e gestão necessárias para avançarmos na efetiva implementação da Agenda 2030, uma pauta global voltada para a sustentabilidade dos ecossistemas planetários, organizacionais e sociais.

Trata-se de uma agenda organizada em quatro grandes pilares: o ambiental, o social, o econômico e o institucional, pautada em diretrizes globais, porém, embasadada em indicadores locais, que façam sentido para as realidades de cada região envolvida no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade. 

É nesse sentido que o GT Unesp 2030 assume a tarefa de identificar, propor, articular, desenvolver, e avaliar e comunicar ações orientadas para colaborar com esse processo de implementação da Agenda 2030 na Unesp. 

Cada vez mais se destacam iniciativas sustentáveis, tanto do ponto de vista da gestão universitária, como nas demais dimensões, envolvendo projetos de pesquisa e extensão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); disciplinas e projetos interdisciplinares que trabalham temáticas transversais articuladas com a Agenda 2030; e outras ações. O propósito é fazer convergir esforços e interações crescentes com a sociedade para orientar a atuação universitária, que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas e a própria continuidade dos ecossistemas vivos deste planeta.  

Como inovação, a Unesp, juntamente com a UnB, publicou em 2020 o Guia Agenda 2030: integrando ODS, educação e sociedade, que apresenta uma proposta de territorialização de indicadores na realidade do Sul Global. Com isso, é concebida a proposta de 3 novos ODS, além dos 17 oficiais da ONU. São eles o ODS 18 – Igualdade Racial; o ODS 19 – Cultura, Arte e Comunicação; e o ODS 20 – Direitos dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais.

Como parte do compromisso em promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Unesp,  a Pró-reitoria de extensão universitária e cultura (PROEC) anuncia, no dia de hoje, os projetos de extensão contemplados pelo Edital 01/2023, intitulado “Vamos Transformar o Mundo”. Serão aproximadamente 125 projetos de extensão universitária e cultura, sendo 100 na alínea A, 15 na alínea B e 10 na alínea C. Os resultados serão disponibilizados até a data de hoje no Portal da PROEC

Grupo de Trabalho Unesp 2030