Tom Sapiranga e a força da cultura popular

Cantor que já trabalhou com nomes como Zeca Baleiro e Xangai coordena selo com artistas de todo o país e zela pela herança artística que recebeu em suas origens na Bahia

Um conhecido ditado diz que “baiano não nasce, estreia”. Para Tom Sapiranga, natural de Gandu, Bahia, essa máxima reflete sua trajetória pessoal e artística. Cantor, compositor, pesquisador de cultura popular e multi-instrumentista, Tom cresceu num universo cultural interessante, que envolve a cultura regional baiana atrelada com a cultura popular nordestina e brasileira.

“Eu nasci em frente ao maior cinema aberto que existe: uma feira popular. Então se eu não fiz uma estreia logo de cara, eu assisti aos que estavam ali fazendo o espetáculo”, lembra.  Sapiranga conta que no nordeste as feiras são um grande acontecimento cuja importância vai bem além das compras, influenciando também na formação da cultura. Viver em frente a uma lhe possibilitou ter o contato mais direto com a arte no sentido das apresentações. “Morava em frente a feira e minha família tinha uma tenda de secos e molhados, então os artistas populares visitavam a minha casa. Lá havia a Voz da Cidade, um auto-falante que anunciava todos os acontecimentos, quem nasceu, faleceu, jogo do bicho. E tocava muita música como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Ednardo e muitos outros mestres Aos 8 anos eu já falava para o meu avô que queria ser cantor. Aos 13 tocava nas feiras e eventos da região”, lembra.

Com quase 20 anos de carreira, Tom Sapiranga é uma das revelações do novo cenário da música brasileira. Como artista tem três álbuns físicos gravados, intitulados Pássaro Noturno (2005), Segredos do Tempo (2011) e A Popular Música Brasileira  (2015).

Em seu currículo constam obras produzidas ao lado de Zeca Baleiro, Paulo Lepetit, Oswaldinho do Acordeon, Xangai, Gereba Barreto e Osvaldinho da Cuíca entre outros. Nesse contexto alcançou um reconhecimento maior do seu trabalho, fazendo atuações em TVs, rádios e expansão na Web. Suas produções contam centenas de músicas em mais de dezenas de lançamentos entre singles, EPs e álbuns. Também participou de coletâneas e premiações como o Prêmio Grão de Música de 2014 (onde recebeu o troféu Elífas Andreato e participou do CD); do Mapa Musical da Bahia Edição 2016 CD; do Festival Nacional de Mogi das Cruzes-SP (em que foi classificado como o Melhor Intérprete do Festival) e seu CD Segredos do Tempo recebeu indicação ao Troféu Cata-Vento conferido pela Rádio Cultura de São Paulo. Em paralelo a sua carreira como cantor e compositor, Tom Sapiranga é fundador do Selo Música Mundi  e assina produções musicais de artistas de todo o Brasil. 

Atualmente, o artista trabalha em uma nova obra intitulada Avante Coração, que deverá ser lançada em dezembro nas plataformas digitais, e que ele anuncia em primeira mão em entrevista ao Podcast MPB Unesp. Para ouvir a íntegra da conversa, clique abaixo.

Imagem acima: o artista Tom Sapiranga. Crédito: Divulgação