Bruna Caram estreia espetáculo em São Paulo

Egressa da Unesp, atriz, cantora e instrumentista aborda a obra de Gonzaguinha em novo show, que deve servir de base para o sétimo álbum de sua carreira

Egressa do curso de música da Unesp, Bruna Caram estreia neste domingo, 10 de abril, no Sesc Belenzinho em São Paulo, o seu espetáculo mais recente: “Afeto e Luta” (Bruna Caram canta Gonzaguinha). O novo trabalho enfoca canções políticas e amorosas do compositor, e deve servir de base para o sétimo disco da multiartista a ser lançado ainda em 2022.

O novo show traz a luta por justiça e o poder do afeto como temas centrais.  O time por trás da obra reforça esses aspectos. Jean Wyllys assina a pesquisa de repertório e roteiro, e Nanan Gonzaga, filha do próprio Gonzaguinha, também colaborou nesta etapa. A direção musical e arranjos são de Norberto Vinhas, a preparação de corpo de Leticia Doretto e o figurino de Bia Rivato.  A turnê já mira cidades do Sudeste e Nordeste.

“Tudo iniciou quando decidi fazer uma live sobre algum artista que alimenta minha obra. Até então, estava entre Paulinho da Viola e Gonzaguinha. O meu público escolheu Gonzaguinha. A partir daí senti que “Afeto e Luta” foi abraçado pelo público e transformado em projeto mais amplo” relata Caram. “No repertório, apresento desde clássicos como “Explode Coração” e “O Que É, O Que É?”, além de canções lado B como “Eu Nem Ligo” e “Viver, Amar, Valeu”. Trabalhar com pessoas como o Jean e a Nanan está sendo muito especial. Estou conhecendo muito mais da obra do Gonzaguinha e sentindo o quanto ela é atual e querida pelo publico. Era um artista que tinha voz ativa, de opnião pertinente e buscava um mundo melhor por meio da arte”.

Conhecida por sua presença de palco e por transitar entre múltiplas artes, Bruna Caram é cantora, compositora, instrumentista (toca piano, acordeon e violão), poeta, atriz, ativista, sócia-fundadora das empresas Cor e Voz e Essência Cor e Voz, e preparadora vocal. Com 15 anos de carreira, criou uma trajetória artística bem embasada e diferenciada no cenário brasileiro. Formada em Música pela Unesp no ano de 2010, já possui em sua discografia seis álbuns. São eles Essa Menina (2006, com lançamento no Japão), Feriado Pessoal (2009), Bem-Vindo (2012), Multialma (2015), Alívio (2019) e Alívio Ao Vivo (2021).

Nas outras artes, Bruna tem experiência como atriz, tendo interpretado um dos papéis principais na minissérie Dois Irmãos (2017), na Rede Globo, como a personagem Rânia, irmã dos gêmeos vividos por Cauã Reymond. Também fez uma participação na série Os Dias Eram Assim, da Rede Globo, em 2018. Em 2021, Bruna passou a integrar também o júri do programa Canta Comigo, em sua terceira temporada, na Rede Record, disponível também no Netflix.

Bruna também é ativista na campanha de proteção à criança Ninguém Mexe Comigo, e compõe as canções de conscientização para a campanha, que recebeu apoio de Cassio Scapin, Marcelo Jeneci e Tv Cultura. A primeira canção-tema da campanha foi traduzida em várias línguas, ganhou vídeo musical com mais de 20 cantores, e matérias na imprensa de diferentes países. Como compositora, Bruna é parceira de Chico Cesar, Roberta Sá, Zeca Baleiro, Pedro Luís e Paulo Novaes.

Em entrevista exclusiva ao Podcast Unesp, Bruna conta sobre sua trajetória artística até o novo trabalho. É só clicar abaixo e conferir!

Imagem acima. Crédito: Bianca Burnier.