Jornal da Unesp completa primeiro ano de atividades após relançamento

Veículo comemora apoio da comunidade unespiana e colaboração dos docentes e pesquisadores, que enxergam importância da busca de aproximação entre universidade e sociedade

A data de hoje, 5 de abril, marca o primeiro ano do relançamento do Jornal da Unesp. Para este retorno, o Jornal ganhou uma identidade visual repaginada, abriu-se para novos colaboradores e tornou-se um veículo exclusivamente digital, facilitando assim o acesso também dos leitores que não integram a universidade.

A linha editorial adotada pelo Jornal da Unesp busca dar espaço a temáticas e assuntos que não necessariamente estão no radar da grande mídia. Esses conteúdos têm o potencial de pautar jornalistas e redações com aquilo que a universidade pública tem de melhor: excelência e confiabilidade nas informações que disponibilizam para a sociedade.

Ao longo destas 52 semanas, produzimos e publicamos cerca de 250 textos, entre entrevistas, artigos e reportagens, a maior parte deles enfocando a produção científica e cultural gestada em nossa universidade. Também dedicamos espaço para análises de temas importantes da vida brasileira e internacional, abordados a partir da perspectiva de nossos docentes e pesquisadores. E ainda houve oportunidade para apresentarmos um conteúdo mais investigativo, na forma de reportagens extensas ou em série, produzidas por colaboradores especializados.

Nos esforçamos por apresentar uma pauta plural. Das pesquisas sobre as novas variantes do SARS-CoV2 à visão do movimento negro sobre a Independência do Brasil, do negacionismo nas instituições científicas ao novo relatório do IPCC, dos estudos sobre criação de personagens teatrais ao novo link ultrarrápido ligando o Brasil ao maior acelerador de partículas do mundo, os textos do Jornal da Unesp procuraram refletir, pelo menos em parte, o caleidoscópio de conhecimento e reflexão que uma universidade do porte e da excelência da Unesp é capaz de engendrar em doze meses.

Vale a pena abordarmos alguns dos critérios que têm nos orientado nesta tarefa. Buscamos algum equilíbrio na publicação de temas de ciências, artes e humanidades desde que satisfizessem alguns pré-requisitos mínimos estabelecidos nas discussões do corpo editorial. No caso de assuntos provenientes de pesquisa básica, por exemplo, uma condição necessária, mas não suficiente, é que o artigo esteja publicado em alguma revista. Além da exigência de que o artigo da pesquisa esteja publicado em algum periódico com revisão por pares, todo assunto, antes da publicação no Jornal da Unesp, passa por um rigoroso escrutínio nas reuniões de pauta. O resultado desse trabalho cuidadoso é que a população pode confiar no conteúdo daquilo que publicamos.

Uma agradável surpresa, que foi se desdobrando ao longo do ano, foi o crescimento do interesse da comunidade unespiana em se ver retratada pelo Jornal. Aos poucos, mais e mais docentes e pesquisadores passaram a nos contatar diretamente para relatar novos desdobramentos em sua atuação profissional, tais como a conclusão de algum projeto de pesquisa ou a publicação de algum artigo ou livro num futuro próximo. Essa atitude é importantíssima para que possamos medir, com o máximo de precisão, a pulsação da universidade, e mapearmos as atividades de cada um. Acima de tudo, contamos com uma mudança de mentalidade nos cientistas e acadêmicos brasileiros, que já enxergam a importância de explicarem o que fazem, e o valor do que fazem, à sociedade.

Hoje, passado um ano do relançamento, o Jornal da Unesp vem se firmando como uma referência no meio jornalístico, publicando um conteúdo de excelência em ciências, artes e humanidades. Um jornal consolidado, que possui um público leitor tanto dentro quanto fora da instituição, e que seja capaz de influenciar a pauta da mídia comercial, é uma poderosa ferramenta de transformação e transparência a serviço da aproximação entre a academia e a sociedade. Somente por meio desta aproximação é que poderemos efetivamente assegurar um futuro para a área de C,T&I em nosso país – e um futuro para o país, também. Gostaríamos de convidar toda a comunidade a comemorar conosco.

Foto acima: Reitoria da Unesp. Crédito: Eliete Soares.