Natural do Rio de Janeiro, Antônio Candeia Filho, mais conhecido como Candeia, nasceu em agosto de 1935. Filho de Antonio Candeia e Dona Maria. Com influências do pai que tocava flauta em rodas de choro e samba na década de 1930, o sambista é considerado um dos idealizadores das Comissões de Frente das escolas de samba no Rio.
Desde criança, Candeia freqüentava encontros de sambistas nas casas do bairro Oswaldo Cruz, e mais tarde, também começou a participar dessas rodas. Já na adolescência, aprendeu a tocar violão e cavaquinho, jogava capoeira e freqüentava terreiros de candomblé. Como integrante da escola de samba “Vai Como Pode”, ele participou do núcleo original de sambistas fundadores da Portela.
Tânia Costa Garcia, especialista em história, música e cultura popular da Unesp câmpus de Franca, realiza um estudo relevante sobre este peculiar personagem do samba. Nesta entrevista, a pesquisadora da Universidade relata aspectos cruciais desse levantamento histórico e a importância de Candeia na cultura brasileira.
Ouça a íntegra da entrevista de Tânia Costa Garcia ao Podcast Unesp.