Luiz Bueno: O mago das cordas

Dono de uma carreira de projeção internacional como integrante do Duofel, o multi-instrumentista Luiz Bueno relembra momentos de sua vida e destaca novos trabalhos

Aos 70 anos, o violonista, multi-instrumentista, compositor e produtor Luiz Bueno, um dos principais nomes da música instrumental no Brasil e no mundo, é o destaque desta semana no Podcast MPB Unesp. Nesta entrevista exclusiva, Bueno fala sobre sua vida pessoal e artística, e sinaliza os novos rumos.

Na conversa, Bueno relembra o início da carreira, onde atuou como músico de baile em uma banda que continha como crooner o célebre cantor e compositor Zé Geraldo, e os passos que o levaram a formar o dueto de violões Duofel.

A carreira do Duofel perdurou por mais de 40 anos, impulsionada pelo virtuosismo técnico e a criatividade que atraíram a admiração de nomes como Egberto Gismonti, Baden Powell, Herbie Hancock e Hermeto Pascoal — este serviu como uma espécie de padrinho artístico, abrindo portas pelo globo. O resultado foi uma expressiva trajetória internacional, que consagrou o Duofel como um dos grandes nomes da música instrumental brasileira.

O Duofel chegou ao fim em 2020, e Luiz Bueno engatou uma carreira solo onde atua em várias frentes e se recusa a fazer mais do mesmo. Um dos novos trabalhos, por exemplo, intitula-se “Luiz Com Z”, onde o instrumentista explora o conceito de “Música no Fluxo”. Nela, os temas criados em tempo real durante a gravação de cada canção são publicados em seguida nas suas redes sociais.

Outro projeto que mostra sua busca pelo novo é o Old Surfers, onde ele divide o estúdio com o produtor e DJ Manoel Vanni. Neste projeto, que já rendeu vinte gravações, Bueno toca diversos instrumentos conectados a uma base eletrônica.

Ouça a íntegra da entrevista com Luiz Bueno no Podcast Unesp.