Uma parceria para ampliar horizontes

Jornal da Unesp estabelece parceria de conteúdo com a Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Um dos principais desafios do Jornal da Unesp é superar o horizonte referencial da visão de mundo ancorada nas graves desigualdades sociais brasileiras, especialmente das enormes disparidades entre o centro e a periferia das grandes cidades. Muito mais do que desconsiderar conflitos, esse alheamento tende a mascará-los cada vez mais, distorcendo nossa percepção da realidade.

A receita para superar esse apartheid — que além de ser social, também é cognitivo — está em um dos mais básicos preceitos do jornalismo, que é considerar a diversidade de perspectivas. Para ajudar a enfrentar esse desafio, o Jornal da Unesp conta com uma valiosa parceria de conteúdo com a Agência Mural de Jornalismo das Periferias, que nasceu com a missão de minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

O trabalho da Agência Mural começou em novembro de 2010 com o Mural, o primeiro blog de notícias das periferias de São Paulo, fruto do esforço coletivo de cerca de 20 jovens para minimizar essas lacunas de informação. Hospedado desde seu início entre os blogs da Folha de S.Paulo, esse esforço culminou em uma agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias das cidades da Grande São Paulo. Nas palavras da própria agência,

… periferias que entendemos como essa área geográfica estendida além do “centro” do poder político-econômico paulistano e que alcança os municípios da região metropolitana. Periferias com menos acesso aos direitos. Periferias menos cobertas pela imprensa em geral. Periferias cujas histórias têm menos holofotes. Periferias habitadas também pelos nossos correspondentes locais.

O site https://www.agenciamural.org.br foi lançado em novembro de 2015 e ampliado em junho de 2018 para caber mais reportagens feitas por muralistas e por canais parceiros.

Em fevereiro, em nossa primeira reunião virtual com a Agência Mural, no momento em que conversávamos sobre como seria a primeira participação no Jornal da Unesp resultante dessa parceria, não houve como não querer aproveitar uma original e instigante reportagem então recém-publicada.

Clique aqui para ler: “Por que aglomero?”.

Na imagem acima, moradores relatam que já vivem expostos no transporte público. Arte: Magno Borges/Agência Mural.