Para dar voz a diferentes atores, em uma perspectiva cidadã

Projeto Memória Unesp Covid-19 dá visibilidade a todos os segmentos da Universidade

Ao longo de seus 45 anos de existência, a Unesp vem cumprindo importante papel no desenvolvimento sócio-econômico-cultural do Estado de São Paulo, do Brasil e do mundo, em especial na produção e divulgação do conhecimento em diferentes veículos, redundando em maior impacto científico, social, cultural e econômico.

Posicionada como uma das mais importantes universidades do país, a Unesp possui como característica peculiar a sua descentralização, com unidades distribuídas pelo território paulista, o que lhe garante uma interação efetiva nas diferentes comunidades em que se insere e, como consequência, maior potencial de impacto social.

Neste momento em que o país enfrenta o seriíssimo problema da pandemia da Covid-19, com milhares de vidas perdidas, a Universidade empreendeu significativas ações nos campos do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, ações essas documentadas pela mídia institucional e externa, fazendo valer seu compromisso de devolver à sociedade os recursos que lhe são investidos pelo poder público.

Identificação de protagonismos

Mas a Unesp foi também impelida a ir além desse contexto de ensino, pesquisa, extensão e gestão para atuar de forma cidadã, a cargo de seus discentes, servidores docentes e técnico-administrativos, por meio de iniciativas de solidariedade das mais diversas, realizadas em municípios em que estão instalados os câmpus da Universidade.

O projeto Memória Unesp Covid-19 busca identificar e dar voz às “diversas mãos cidadãs” com o propósito de contar esse capítulo da história pelo viés de pessoas comuns, integrantes do universo Unesp, que se ofereceram para ajudar a comunidade em que estão inseridas, em um esforço de reforçar a humanidade das pessoas diante da tragédia e, quem sabe, imprimir algum otimismo para o período pós-pandemia. Uma história que se constrói ininterruptamente, no ontem e no hoje, servindo de fonte histórica para ações no amanhã, especialmente em um contexto em que a pandemia traz uma oportunidade de aproximação, de “calor humano”, apesar do necessário isolamento social.

A ideia do projeto nasceu no âmbito do Comitê Unesp Covid-19 e se coadunou com a ação Memória Covid-19, da Faculdade de Medicina do câmpus de Botucatu (FMB), e visa a resgatar, registrar e sistematizar as ações desenvolvidas pelos cidadãos integrantes da Unesp no que se refere ao enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19, identificando o protagonismo dos agentes desse processo a partir de suas ações de comprometimento com a realidade social.

Projeto contínuo

Dessa forma, acreditamos que será possível, no âmbito interno, dar uma noção mais clara de pertencimento aos agentes que integram a comunidade Unesp e, no âmbito externo, consolidar a imagem da Universidade como uma instituição acadêmica que caminha em consonância com as realidades sociais que a rodeiam.

Além disso, o projeto revela plena consonância com 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas para o horizonte de 2030: assegurar vida saudável e promover o bem-estar; assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade; construir infraestruturas resilientes, inclusivas, sustentáveis e inovadoras; e reduzir as desigualdades. Para tanto, foram realizadas entrevistas com integrantes de todos os segmentos da Unesp, indicados pelos comitês locais, a partir do caráter inovador de suas ações cidadãs.

Essas entrevistas abordaram, entre outros aspectos, o impacto da pandemia na vida do entrevistado, as ações que empreendeu, a motivação para tal, o legado dessa ação e as expectativas para o período pós-pandemia.

Trata-se de um projeto contínuo. Até o momento, as 58 entrevistas realizadas foram analisadas e categorizadas segundo critérios relativos a temática, atores e impacto social das ações empreendidas e relatadas, gerando uma rica coleção de relatos reunida no site Memória Unesp Covid-19 (www.unesp.br/memoriacovid19), desenvolvido para esse fim.

A equipe do projeto envolve integrantes do Comitê Unesp Covid-19, da Assessoria de Comunicação e Imprensa, do Centro de Memória da Faculdade de Medicina (FMB), do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Unesp (câmpus de Marília), da TV Unesp, da Rádio Unesp e da Fundunesp.

José Augusto Chaves Guimarães é professor e pesquisador na área de Ciência da Informação, ligado ao câmpus de Marília da Unesp.