No próximo dia 4 de julho completam-se dez anos da descoberta do Bóson de Higgs, evento considerado como a última grande descoberta no campo da física de partículas. Para comemorar a data, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, onde está instalado o acelerador de partículas LHC, responsável pela descoberta, irá realizar um evento transmitido por videoconferência. Serão cinco palestras que abordarão o futuro das pesquisas em física de partículas para além do modelo padrão e os próximos passos do LHC. O evento ocorrerá das 11h às 12h50, horário de Brasília.
O centro de pesquisas São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), ligado à Unesp, integra as colaborações ligadas ao LHC, e contribuiu para a descoberta do Bóson de Higgs. Juntando-se às comemorações da data, o SPRACE disponibilizará um link onde será possível assistir à transmissão das palestras comentadas por um físico brasileiro, que também responderá a perguntas dos espectadores. A partir das 14h30, inicia-se a etapa brasileira da celebração com duas palestras em sequência. Primeiro o físico Sergio Novaes, líder do SPRACE, falará sobre “A história não contada” da busca à partícula. Às 15:10, Pedro Mercadante, da UFABC, abordará o aprendizado que decorreu nesta década desde que o Bóson de Higgs foi identificado.
Para conferir os horários e a programação, clique aqui.
Para acessar o link de transmissão clique aqui.
Imagem acima: dados simulados de um detector de partículas no Large Hadron Collider mostram o bóson de Higgs produzido após a colisão de dois prótons. Crédito: CERN