Parceiro da Unesp há quatro anos, Instituto Joule atua para qualificar estudantes e complementar formação acadêmica

ONG colabora com o Escritório de Gestão de Carreiras e Egressos da Unesp e com a Coordenadoria de Permanência Estudantil. Programa conecta alunos a profissionais destacados de diversas áreas, que oferecem mentoria para desenvolver competências e preparação para processos seletivos e entrevistas de emprego.

Há quatro anos, a Coordenadoria de Permanência Estudantil da Unesp mantém uma parceria com o Instituto Joule. Criado em 2017, o Instituto Joule é uma ONG que atua auxiliando jovens em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda. Por meio de mentorias individuais, a ONG conecta jovens talentos a profissionais experientes, oferecendo formação e educação para direcioná-los ao mercado de trabalho. A Unesp é a única universidade entre os parceiros diretos da ONG, e por isso foi homenageada no evento que comemorou o décimo aniversário do Instituto Joule no último dia 6 de outubro.

Este ano, a parceria entre o Instituto Joule e a Unesp se expandiu com a criação do Escritório de Gestão de Carreiras e Egressos, que oferece oportunidades aos discentes da universidade.

Cofundadora e presidente executiva, Shirley Schneider diz que o Instituto atua em todas as regiões do Brasil, buscando proporcionar a esses jovens meios para a geração de renda e a chegada à primeira experiência de estágio ou ao primeiro emprego, por meio de um acompanhamento individualizado e de uma trilha educativa.

Para os estudantes universitários, essa orientação surge como um complemento prático, que se mostra essencial à formação acadêmica propriamente dita. “As mentorias são muito importantes para jovens estudantes de graduação, pois complementam e trazem a parte prática para aquilo que os alunos estão estudando na faculdade”, diz ela.

A interação com profissionais experientes permite ao jovem ampliar sua perspectiva sobre o que o espera após a formatura, abrindo um leque de oportunidades e ampliando a visão dos estudantes para além da parte técnica, resultando em uma preparação mais robusta para o mercado de trabalho.

O instituto conta com um corpo diversificado de mentores, oriundos de 21 países. Eles atuam em áreas que vão da economia à educação, ciências e ao campo de STEM. A conexão entre os mentores e os jovens é realizada por meio de um processo minucioso que incorpora dados detalhados colhidos de ambos os lados.

“Analisamos todo o perfil do jovem com base nas informações que ele nos fornece, e investigamos também o perfil de cada um dos mentores e mentoras voluntários. A partir da combinação de histórias de vida, hobbies, experiências, expectativas, áreas de interesse e segmentos, fazemos essa combinação entre pessoas para garantir que o processo seja proveitoso para os dois lados”, explica Shirley.

Para os jovens que já estão cursando a graduação, a melhor opção oferecida pelo Instituto são os programas de empregabilidade. Esses programas mantêm articulações com empresas que são parceiras do Instituto, garantindo oportunidades especialmente recomendadas para quem ainda está na graduação.

Os estudantes que se engajam nos programas podem colher resultados tangíveis e de curto prazo. “Dentre os resultados imediatos que a participação nesse programa vai proporcionar ao jovem estão incluídos a preparação de currículo, a criação de um perfil no LinkedIn, o desenvolvimento de habilidades de storytelling e de comunicação e o aprendizado de como se portar em uma entrevista ou em uma dinâmica, além da elaboração de um plano de carreira para os próximos anos”, diz a diretora.


Confira no player abaixo a entrevista completa no Podcast Universo Profissional.