Reitores de Universidades Estaduais Paulistas manifestam preocupação com proposta de diretrizes orçamentárias para 2025

Modelo de financiamento adotado nos últimos 35 anos fortaleceu autonomia universitária e foi decisiva para que Unesp, USP e Unicamp alcançassem novo patamar de excelência em sua atuação. É preciso preservar conquistas históricas da sociedade paulista.

Em nota,

Foi com preocupação que os reitores das universidades estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp – leram a publicação da proposta de diretrizes orçamentárias, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 3 de maio.

A inclusão de outras três instituições no percentual de 9,57% alocado à USP, à Unesp e à Unicamp altera uma prática vigente desde 1989. Nesses 35 anos, a autonomia universitária que foi decisiva para que as três universidades sirvam, com crescente excelência, a sociedade paulista, com importantes reconhecimentos recentes, como o fato de termos uma universidade entre as 100 melhores do mundo.

As três universidades paulistas integram, em posição proeminente, rankings nacionais e internacionais e contribuem, com excelência, em todas as áreas de conhecimento, produzindo saberes e ações que melhoram as condições de vida de toda a sociedade.

Esperamos que sejam garantidos canais de comunicação com o Executivo para a preservação de conquistas históricas da sociedade paulista e contamos com o apoio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para a manutenção das condições que garantam lugar de destaque para nosso Estado de São Paulo.

Carlos Gilberto Carlotti Junior
Reitor da USP e presidente do Cruesp