Série ‘Grandes Diálogos no Memorial’ promove aproximação entre público e intelectuais, artistas e personalidades para conversar sobre principais questões dos nossos tempos

Escritor Ignácio de Loyola Brandão, ocupante da cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, será o convidado do primeiro encontro, em 26 de março, às 19h, no auditório da biblioteca do Memorial da América Latina, com entrada franca.

Num mundo cada vez mais repleto de certezas rasas, fundamentadas em achismos, e de pessoas que fazem questão de conversar apenas com quem, de antemão, sabem compartilhar das mesmas ideias e ideais, a busca por diálogo e por debate é ainda mais desafiadora, e por isso mesmo, mais essencial. Atenta a essa necessidade, a série “Grandes Diálogos no Memorial” trará a possibilidade de diálogos públicos sobre algumas das principais questões dos nossos tempos com um grupo que reúne destacados intelectuais, artistas e personalidades.

Os encontros se iniciam neste mês de março, e continuarão a ocorrer regularmente, ao longo do ano, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista, sempre de forma gratuita. A iniciativa está a cargo Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), da Fundação Editora Unesp (FEU) e do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, braço acadêmico do Memorial da América Latina.

A série se inicia no próximo 26 de março, às 19h, com a participação do escritor Ignácio de Loyola Brandão, ocupante da cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, e terá como tema “Crônica: olhar o cotidiano, o mundo, tudo à nossa volta”. O evento será realizado no auditório da biblioteca do Memorial da América Latina e terá duração estimada de 75 minutos, divididos da seguinte maneira: 15 minutos para uma apresentação inicial do convidado sobre o assunto em pauta, seguidos de meia hora para um diálogo com a pessoa mediadora e outra meia hora para um diálogo com o público presente.

“No final do ano passado, a ACI, a FEU e o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina fecharam esses encontros que trarão intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento para discutir temas relevantes e atuais para a sociedade. Aproveitando o clima intimista do evento, será uma ótima oportunidade para a plateia interagir com grandes personalidades e trocar ideias sobre ciências, artes e humanidades”, afirma Marcelo Takeshi Yamashita, assessor-chefe de Comunicação e Imprensa da Unesp. “Esta série é um dos grandes projetos que a Unesp deve desenvolver com o Memorial da América Latina neste ano”, diz.

Após a primeira edição, haverá mais sete encontros dos “Grandes Diálogos no Memorial” ao longo de 2024, nos meses de abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro. A data sempre coincidirá com a última terça-feira do mês respectivo, e a entrada será franca. Os convidados e os temas dos encontros serão definidos a cada edição, sob a curadoria da Unesp, da FEU e do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina.

A mediação dos quatro primeiros encontros será feita pela jornalista e historiadora Juliana Sayuri. Autora de quatro livros e finalista do Prêmio Jabuti, ela é doutora pela Universidade de São Paulo, foi visiting scholar no BRICLab da Columbia University, em Nova York, e integra o núcleo de reportagens especiais do portal UOL.

“A ideia da série “Grandes Diálogos no Memorial” é facilitar a aproximação entre pensadores relevantes e a sociedade como um todo”, diz Roberto Bertani, diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina do Memorial. “Acho fundamental, neste momento, podermos acolher um projeto que traz à luz questões diversas e atuais.”

Em paralelo ao evento, será montado no espaço do Memorial da América Latina um posto avançado da livraria física da Editora Unesp, com os mesmos títulos comercializados na sede e destaque para livros relacionados com o assunto em pauta. Fundada em 1987, a Editora Unesp tem um catálogo de cerca de 3.000 títulos que vão além da produção acadêmica, levando ao público leitor obras clássicas e contemporâneas de reconhecida relevância, disseminando saberes em uma ponte fundamental entre a Unesp e a sociedade.

“Livros abrem canais de comunicação entre leitores e autores. Eventos como os programados intensificam essa aproximação e, assim, são complemento saboroso à leitura e à escrita”, diz Jézio Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora Unesp.