SPRACE irá participar de celebração dos dez anos da descoberta do Bóson de Higgs

Evento comemorativo no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares será retransmitido pelo SPRACE, que também apresentará palestras de pesquisadores brasileiros.

No próximo dia 4 de julho completam-se dez anos da descoberta do Bóson de Higgs, evento considerado como a última grande descoberta no campo da física de partículas. Para comemorar a data, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, onde está instalado o acelerador de partículas LHC, responsável pela descoberta, irá realizar um evento transmitido por videoconferência. Serão cinco palestras  que abordarão o futuro das pesquisas em física de partículas para além do modelo padrão e os próximos passos do LHC. O evento ocorrerá das 11h às 12h50, horário de Brasília.

O centro de pesquisas São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), ligado à Unesp, integra as colaborações ligadas ao LHC, e contribuiu para a descoberta do Bóson de Higgs. Juntando-se às comemorações da data, o SPRACE disponibilizará um link onde será possível assistir à transmissão das palestras comentadas por um físico brasileiro, que também responderá a perguntas dos espectadores. A partir das 14h30, inicia-se a etapa brasileira da celebração com duas palestras em sequência. Primeiro o físico Sergio Novaes, líder do SPRACE, falará sobre “A história não contada” da busca à partícula. Às 15:10, Pedro Mercadante, da UFABC, abordará o aprendizado que decorreu nesta década desde que o Bóson de Higgs foi identificado.

Para conferir os horários e a programação, clique aqui.

Para acessar o link de transmissão clique aqui.      

Imagem acima: dados simulados de um detector de partículas no Large Hadron Collider mostram o bóson de Higgs produzido após a colisão de dois prótons. Crédito: CERN