Unesp aprova criação de prêmio Dorothy Stang para ações extensionistas de impacto

Objetivo de iniciativa da Pró-reitoria de Extensão é destacar ações relevantes desenvolvidas pela Universidade; pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação divulgam editais para reconhecimento científico de mulheres docentes, pesquisadoras e estudantes unespianas

Nesta quinta-feira (17), a Câmara Central de Extensão Universitária e Cultura (CCEC) aprovou a criação do Prêmio Dorothy Mae Stang, religiosa que foi símbolo da luta em defesa dos direitos humanos na Amazônia, assassinada em 2005. O novo prêmio é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proec), com o objetivo de homenagear docentes da Unesp que tenham desenvolvido ações extensionistas de grande relevância social e contribuído para o desenvolvimento da política de extensão universitária da Universidade. Também nesta semana, foram lançados os editais de outras duas premiações, que visam reconhecer destaques de mulheres cientistas, em uma parceria entre a Pró-reitoria de Pesquisa (Prope) e a Pró-reitoria de Pós-Graduação (Propg).

A freira Dorothy Stang foi uma importante ativista na defesa do meio ambiente e na luta pela regularização da terra para famílias de trabalhadores rurais –o assassinato dela completou 17 anos no último dia 12. “A vida e as ações da Irmã Dorothy devem inspirar a comunidade unespiana, reconhecendo as grandes questões que afligem nossa sociedade e propondo formas de enfrentamento a elas a partir das competências acadêmicas extensionistas”, afirma o pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura, Raul Guimarães.

Para o Comitê Dorothy, organização sem fins lucrativos que funciona como uma rede de apoio com o compromisso de manter viva a memória e o legado de Stang, essa iniciativa é importante. Alcidema Magalhães, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e membra-fundadora do Comitê, comenta que ter o nome da Irmã Dorothy como menção de um prêmio que vai homenagear docentes comprometidos com causas sociais a partir da extensão universitária significa reconhecer o seu legado em defesa da floresta, da dignidade do povo que vive dela e nela, e dos direitos humanos.

A fundadora diz que o propósito da premiação ainda conversa com a própria trajetória da ativista, que sempre buscava na universidade, no caso a UFPA, apoio aos seus projetos de sustentabilidade e de educação, como orientação técnica, parceria e cursos, porque via na instituição esse espaço de produção de conhecimento que precisava ser socializado com a comunidade. “Neste caso, premiar docentes que buscam, a partir da extensão, contribuir com a melhoria da vida das pessoas, no campo e na cidade, tem total coerência com aquilo em que ela acreditava, desejava e buscava na universidade”, diz a docente da UFPA.

Reconhecimento das mulheres na Ciência

Seguindo na mesma linha de reconhecer as contribuições de membros da comunidade unespiana, a Prope e a Propg lançaram, em conjunto, editais para duas premiações: Destaque Jovens Mulheres Cientistas e Destaque Mulheres Cientistas. A iniciativa foi motivada pela importância de valorizar a atuação das mulheres na ciência, em meio a um ambiente de grandes desigualdades e obstáculos impostos à parcela feminina.

A primeira premiação será direcionada às jovens pesquisadoras da Unesp com atuação acadêmica relevante nos níveis de iniciação científica, pós-graduação e pós-doutorado. Para isso, serão reconhecidas oito alunas em cada modalidade, cada uma delas em uma das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciências Humanas e Linguística; Letras e Artes.

Já a segunda é voltada para mulheres docentes e/ou pesquisadoras da Unesp com atuação acadêmica relevante nas dimensões do ensino, pesquisa, extensão e gestão. Serão premiadas oito mulheres na categoria Jovem Talento e oito na categoria Sênior, cada uma também referente às mesmas áreas do conhecimento mencionadas.

Em ambas as premiações, as vencedoras receberão uma placa de reconhecimento e/ou um diploma de honra ao mérito, além de ser elaborado um perfil para detalhar os destaques da trajetória na ciência. As inscrições para o prêmio Destaque de Jovens Mulheres Cientistas vão até 8 de março, com o resultado divulgado no dia 14 de março. Já as do Destaque de Mulheres Cientistas estão abertas até 1º de março; o resultado será divulgado em 7 de março.

Demais informações e critérios sobre como participar podem ser conferidas nos editais disponíveis na página da Prope e da Propg.

Imagem acima: a freira Dorothy Stang, que dá nome ao novo prêmio. Crédito: divulgação.