Jornal da Unesp fará pausa de fim de ano

Publicação de novos conteúdos será retomada a partir da segunda semana de janeiro. Equipe agradece a colaboração de toda a comunidade universitária durante o ano de 2021.

A poucos dias de completar um ano do relançamento do Jornal da Unesp, anunciamos uma pequena pausa em nossas publicações em virtude do período de recesso da própria Unesp. A partir de hoje, dia 20 de dezembro, cessaremos a divulgação de conteúdo novo, e retornaremos no dia 10 de janeiro de 2022.

É possível que essa pausa cause algum estranhamento, uma vez que a imprensa e a mídia em geral tendem a operar de forma ininterrupta. Porém, desde que o Jornal da Unesp foi relançado,  nosso direcionamento tem sido o de estruturá-lo como um produto da Universidade. Dentro dessa perspectiva, nunca nos propusemos a seguir o modelo de funcionamento dos grandes sites e jornais, ou de perseguir necessariamente a publicação de assuntos “quentes”.

Esses temas, em sua maioria, já são bastante abordados pelos veículos de grande circulação. Nosso foco está em proporcionar ao leitor uma visão segura daquilo que a Universidade pode retornar à sociedade em temas envolvendo ciências, artes e humanidades. A grande mídia e a população poderão encontrar aqui assuntos de vanguarda, mas que, grosso modo, não estão na pauta da maioria dos jornalistas.

Esta opção tem nos permitido adotar uma pauta que vai além do jornalismo científico, no sentido mais estrito do termo. Temos procurado registrar também as múltiplas transformações por que vêm passando a Unesp e a sociedade paulista e brasileira,  em temáticas como direitos humanos, igualdade de gênero, diversidade, inclusão e direitos LGBTQIA+. Graças à nossa parceria com a Agência Mural, também temos apresentado a nossos leitores o novo jornalismo produzido a partir de um olhar para o mundo que está enraizado na periferia, e que subverte tanto os temas quanto os problemas que normalmente são apresentados na grande mídia.

Hoje, mais do que nunca, é fundamental fortalecer e aprofundar o relacionamento entre a comunidade acadêmica e  a sociedade brasileira. Somente assim poderemos superar os diversos desafios com que nosso país se defronta. Por isso, gostaríamos de agradecer a todas as pessoas, de dentro e de fora da Unesp, que ao longo do ano apoiaram o trabalho desenvolvido pelo Jornal da Unesp. É gratificante sentir que a comunidade está valorizando a retomada deste espaço destinado a conferir maior visibilidade às produções e iniciativas desenvolvidas no âmbito de nossa Universidade, e procura, ativamente, colaborar.

Com o objetivo de facilitar essa colaboração, é interessante apresentar alguns critérios que estabelecemos para orientar nossa atividade editorial. Um desses critérios é que, para que determinado resultado de pesquisa possa ser apresentado em nosso espaço, ele tenha sido anteriormente publicado em algum periódico revisado por pares. Passado este primeiro filtro, e considerando a diversidade de qualidade observada entre as inúmeras revistas em atividade, os artigos são discutidos mais detalhadamente pelo corpo editorial para avaliar se há potencial para que possam interessar a um público amplo, e se refletem a excelência esperada para a Unesp.

Também vale pontuar que nosso veículo está integrado a uma visão estratégica de comunicação para a Universidade, cabendo-lhe atuar como espaço para divulgação da pesquisa e do conhecimento, e promover o debate público sobre temas socialmente relevantes, a partir de perspectivas fundamentadas no saber acadêmico. Neste sentido, o jornal não deve ser entendido como um local de marketing institucional; a veiculação de notícias com um perfil mais propagandístico é feita através do Portal da Unesp.

Em 2021, perdemos o querido amigo Maurício Tuffani, primeiro editor-chefe do jornal e que esteve à frente desta retomada do projeto. Certamente, a melhor forma de homenageá-lo é reafirmar que nos comprometemos, em 2022, a manter a qualidade e a excelência do material publicado. E, para isso, a previsão é que a equipe do Jornal da Unesp venha a ser ampliada no ano que vem. Chegamos ao final de 2021 com um sentimento de que estamos no caminho certo e de que há muito mais por fazer. Convidamos nossos leitores e leitoras a continuar caminhando conosco.