Professor da Unesp é apontado zootecnista do ano do Estado de São Paulo

Prêmio conferido pelo CRMV reconhece trajetória de quatro décadas de Mário De Beni Arrigoni e sua contribuição para o desenvolvimento agropecuário do Brasil. Processo de escolha dos premiados envolve profissionais, instituições e empresas do segmento.

Professor e vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, Mário De Beni Arrigoni, foi indicado para receber o prêmio “Luiz Alberto Fries” de zootecnista do ano 2021 pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP). A solenidade de entrega da premiação será realizada no dia 16 de dezembro, na cidade de São Paulo.

A premiação é conferida ao profissional da Zootecnia que tenha prestado serviços significativos ao desenvolvimento agropecuário do Brasil. A escolha foi realizada por profissionais e entidades ligadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia de todo o Estado de São Paulo e aprovada por uma Comissão de Avaliação e Julgamento do CRMV-SP.

O Prêmio Luiz Alberto Fries tem grande importância para a Zootecnia, pois é um reconhecimento da trajetória profissional a partir da avaliação dos profissionais do CRMV. “Trata-se de uma oportunidade do próprio conselho em capitanear essa outorga de prêmio, que tem participação de membros do conselho, instituições e empresas do ramo”, diz o professor.

Com 40 anos de formação em zootecnia, Arrigoni destaca três momentos fundamentais na sua trajetória. Primeiro, a participação numa equipe que contribuiu para que os sistemas de produção de bovinos de corte no Brasil fossem repensados e direcionados para sistemas intensivos utilizando animais jovens. “Essa mudança permitiu que se alcançasse ótimos índices econômicos, ambientais e na qualidade da carne”, conta. O segundo foi atuação como coordenador executivo na formação de um curso de Zootecnia no câmpus de Dracena, que lhe conferiu ótima experiência em gestão e na articulação de currículos da Zootecnia entre os cursos da Unesp. “O terceiro é o momento atual, como zootecnista e vice-diretor da FMVZ em Botucatu”.

Para Arrigoni, a premiação ajuda a ressaltar os méritos da Unesp e do curso de Zootecnia. “Acredito que seja também motivo para orgulho institucional para Unesp, uma vez que a divulgação dessas conquistas coloca a Universidade em destaque junto ao Estado, às empresas e às instituições do setor, realçando a qualidade do seu trabalho e trazendo visibilidade.”

Trajetória

Mário De Beni Arrigoni, é zootecnista graduado pela Unesp, com mestrado em Nutrição Animal e Pastagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e doutorado em Zootecnia pela Unesp. Desde 2018 é Professor Titular do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da FMVZ/Unesp. Atua na área de Nutrição e Alimentação Animal, principalmente nos seguintes temas: bovinos jovens, confinamento, qualidade de carne, valor nutritivo e superprecoce. Foi Coordenador Executivo/Diretor, do câmpus da Unesp em Dracena/SP (2005 a 2013) e Assessor chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento da Reitoria (2013-2017). Atualmente, é vice-Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e coordena e participa de grupos de pesquisa do Cnpq.

Ouça a íntegra da entrevista que ele deu ao Podcast Unesp clicando abaixo.

Imagem acima: Mário De Beni Arrigoni, vice-Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Crédito: divulgação.