Câmpus de Guaratinguetá da Unesp receberá Centro de Inovação Tecnológica

Projeto viabilizará reforma de prédio da Universidade que terá o papel de núcleo para crescimento da região, induzindo investimentos em vocações da porção menos desenvolvida do Vale do Paraíba

O câmpus de Guaratinguetá da Unesp vai abrigar nas instalações da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-Unesp) o mais novo Centro de Inovação Tecnológica (CIT) do estado de São Paulo. No último sábado (4), foi oficializada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, por meio de publicação no Diário Oficial, a inclusão do CIT Guaratinguetá na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica.

Além do aval da pasta comandada pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen, que está à frente do apoio a esses centros com o objetivo de estimular o crescimento e a competitividade das micro e pequenas empresas, a iniciativa é resultado de uma parceria da Unesp com a Fatec local, a prefeitura do município e setores organizados da sociedade civil daquela região.

O projeto do CIT Guaratinguetá, que tem como entidade gestora a Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), conta também com o apoio do presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Sergio Victor, que contabiliza R$ 300 mil em emendas parlamentares na Alesp para investir na reforma de instalações que abrigarão o novo CIT.

De acordo com o diretor da FEG-Unesp, professor José Alexandre Matelli, esta parceria dará à Universidade a oportunidade de reaproveitar uma parte da estrutura do câmpus universitário que havia sido desativada após as restrições impostas pela pandemia de covid-19.

“O prédio a ser utilizado pertencia à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FDCT). Após mais de 30 anos de funcionamento, infelizmente, foi necessário fechá-lo devido à ausência de projetos causada pela pandemia. O espólio da fundação passou para a FEG e logo veio essa oportunidade. Conseguimos dar um destino bem alinhado com os propósitos originais da FDCT”, lembra Matelli.

Os recursos levantados por meio de emendas parlamentares devem ser repassados ainda em 2021 para o projeto de reforma do antigo prédio da FDCT localizado no câmpus da Unesp. “Já temos o estudo das vocações do CIT, feito pelo professor Sergio Tenório, da Fatec. A ideia é bater na porta das empresas da região de Guaratinguetá e apresentar o desenho do centro e suas vocações, a fim de verificar quem gostaria de usar a nova estrutura para desenvolver projetos”, detalha o deputado Sergio Victor.

O câmpus de Guaratinguetá da Unesp está localizado no Vale do Paraíba, uma das regiões mais prósperas e estratégicas do país, compreendida entre São Paulo e Rio de Janeiro. Polo industrial, a região é sede de multinacionais do ramo de automóveis, mineração e siderurgia, além de abrigar o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embraer, uma das maiores companhias de jatos comerciais do mundo. Para Matelli, a construção de um Centro de Inovação Tecnológica em Guaratinguetá será essencial para fortalecer áreas menos desenvolvidas do Vale do Paraíba.

“O CIT impactará Guaratinguetá e o Vale Histórico, que pega de Pindamonhangaba e Areias até Bananal, uma região carente de desenvolvimento. Temos essa proposta de levar inovação para essa área. Não só na questão das empresas. Existe um potencial de turismo histórico-cultural muito grande também. Por que não aglutinar tudo isso: trocar saberes, promover uma cultura de inovação e fomentar o desenvolvimento econômico?”, diz o docente.

Recursos de emendas parlamentares viabilizarão reforma do antigo prédio da FDCT, no câmpus de Guaratinguetá. Foto: ACI/Unesp

A reunião que consolidou o projeto do CIT Guaratinguetá ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em 17 de agosto, com a participação da subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Lima, e da secretária Patrícia Ellen, que declarou estar “muito feliz por ver este projeto saindo do papel e se transformando em realidade.” Além de Matelli e Victor, o encontro também reuniu o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, e representantes do Sebrae e da Associação Comercial da cidade. No último dia 3, as partes envolvidas voltaram a se reunir no câmpus da Unesp para selar a formalização da parceria.

“Temos buscado facilitar essas iniciativas com uma participação maior da sociedade, que é o caso do CIT de Guaratinguetá, que envolve setor público, instituições educacionais, setores organizados da sociedade civil e o setor produtivo. Há nesse caso uma convergência com o objetivo atual da Fundunesp, que é ampliar nossas ações e nossos projetos além dos muros da Unesp, prestando mais serviços em favor da sociedade”, afirma o professor Edson Capello, presidente da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), entidade gestora do novo centro.

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, destacou a importância da Unesp na implantação do CIT na cidade. “A parceria com a Unesp confere uma chancela muito positiva ao projeto. Estamos criando um CIT onde pulsam a modernidade, o desenvolvimento e a juventude. Temos à disposição 1.800 estudantes de engenharia e um câmpus com aparatos tecnológicos de diversos setores”, pontua Soliva.

Em uma perspectiva acadêmica, o diretor da FEG-Unesp enxerga a implantação do CIT no câmpus como uma ampliação das possibilidades para atividades de extensão universitária, que em breve farão parte do currículo e da formação de todos os estudantes de graduação da Universidade. “Se a gente pensa na atividade universitária, que é pesquisa, ensino e extensão, este centro trará uma oportunidade para a gente intensificar ainda mais nossa extensão. Vamos transformar o conhecimento gerado dentro da Universidade em algo que possa servir ao desenvolvimento socioeconômico da região de Guaratinguetá e do Vale Histórico”, afirma José Alexandre Matelli.

Na imagem acima, o câmpus de Guaratinguetá da Unesp em um flagrante de Joyce Chaleau, reproduzido pelo Facebook da FEG-Unesp