Ação criminosa em Araçatuba teve informações privilegiadas e exige atuação conjunta das autoridades, diz professor de segurança pública da Unesp

Cláudio Edward dos Reis alerta para chance de ataques semelhantes em outras cidades no interior

A cidade de Araçatuba, interior do Estado de SP, a cerca de 520 km da capital, vivenciou momentos de terror na madrugada desta segunda-feira, 30 de agosto, após criminosos fortemente armados atacarem três agências bancárias no centro do municipio. Segundo a Polícia Civil, a ação criminosa durou aproximadamente duas horas, entre ataque às agências, tiroteio e fuga. Até o momento, três pessoas morreram, sendo dois moradores e um criminoso. Dois suspeitos foram presos.

De acordo com vídeos e informações locais, após o ataque às agências, o grupo com cerca de pelo menos 20 criminosos abordou pedestres e motoristas e os fizeram reféns. Eles também cercaram bases da Polícia Militar e viaturas. Algumas vítimas aparecem em uma espécie de escudo humano dos criminosos e sobre carros. Outras imagens mostram os bandidos atirando pela cidade.

A PM isolou ruas e orientou os moradores a não saírem de casa por causa dos explosivos, que foram espalhados por pelo menos em 14 pontos de Araçatuba. Aulas e transporte público foram suspensos.

As buscas pelos demais criminosos continuam. O caso já é investigado pelo DEIC de Araçatuba, com apoio da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) também foi ao local.

Cláudio Edward dos Reis, especialista em segurança pública e vice-coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Relações de Gênero da Unesp em Assis, analisa a ação criminosa que ocorreu na cidade de Araçatuba, interior de SP, nesta segunda-feira, 30 de agosto, a qual gerou ataque a bancos, três mortes e muito pânico.

Reis sinaliza como as autoridades de Araçatuba devem agir para acalmar a população e normalizar o cotidiano.

Ouça a entrevista completa no Podcast Unesp

Imagem acima: ruas de Araçatuba fechadas após assalto que assustou a cidade. Crédito: reprodução TV TEM.