Câmpus de Registro tem a 1ª incubadora de empresas da Unesp credenciada junto à rede paulista

Vice-governador diz que ambiente de inovação da universidade abre as portas para que a ciência e a tecnologia sejam incorporadas aos projetos de desenvolvimento do Vale do Ribeira

A Incubadora de Base Tecnológica e Científica Aquário de Ideias da Unesp, localizada no câmpus de Registro, no Vale do Ribeira, está formalmente credenciada para fazer parte da Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec), integrando o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI). A integração de uma incubadora da Unesp à rede paulista, por meio desse credenciamento, facilitará futuros aportes de recursos para a Universidade com o objetivo de ampliar iniciativas socioeconômicas inovadoras voltadas à melhoria da qualidade de vida da população da região, que reúne cidades com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) abaixo da média estadual. A gestão da incubadora da Unesp será da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp).

Criada em 2017 com o apoio da Agência Unesp de Inovação (Auin), a incubadora de empresas da Unesp em Registro é um dos ambientes de inovação da Unesp distribuídos pelo estado, com cinco startups de base tecnológica “pré-incubadas”, nove contratos assinados com empresas ou Institutos de Ciência e Tecnologia, três projetos do programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em andamento, oito patentes depositadas e dois licenciamentos de tecnologia formalizados nos últimos anos, entre outras ações. A Aquário de Ideias tem capacidade de incubar mais de 20 empresas de base tecnológica e científica, na modalidade física e virtual, e atuará principalmente em parcerias nas áreas de bioeconomia, economia circular e produção de alimentos sustentáveis.

“Com o credenciamento desta incubadora, estamos cumprindo uma das missões da Unesp quando foi instalado o câmpus no Vale do Ribeira, que é ser um indutor do desenvolvimento local. A ideia é buscar soluções com base em inovações tecnológicas e científicas sempre respeitando a realidade da região”, afirma o professor Luis Carlos Ferreira de Almeida, o Tuca, coordenador executivo do câmpus experimental de Registro da Unesp, que foi criado em 2003.

De acordo com o docente, os projetos em desenvolvimento dialogam com as vocações da região, que abriga uma das áreas mais preservadas da Mata Atlântica e reúne um grande número de comunidades tradicionais, como quilombolas e pescadores artesanais. “As inovações não podem estar alheias à nossa realidade, e devem buscar soluções que permitam que a população permaneça nos locais onde está, em melhores condições melhor”, diz Tuca.

Além da gestão da Fundunesp e do esforço realizado pela Auin nos últimos anos, a incubadora de empresas nasce também com o apoio dos cursos de graduação de Engenharia de Pesca e Engenharia Agronômica, ambos oferecidos no câmpus de Registro, e do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura do Centro de Aquicultura da Unesp (Caunesp), localizado no câmpus de Jaboticabal. Atualmente, no câmpus de Registro, por meio de ações estratégicas de internacionalização da Universidade, há parcerias com pesquisadores da Itália, Alemanha, Chile, Portugal e Noruega.

“A perspectiva da Aquário de Ideias é agora ampliar as atividades, trazendo mais empresas e docentes e ampliando as áreas de conhecimento e de interlocução com diversos setores da sociedade, entre os quais associações e comunidades tradicionais. Nosso foco é empresa de base tecnológica, mas também temos atuações na esfera de tecnologias sociais. Temos dois projetos que receberam um selo (da Auin) de inovação social, de produtos desenvolvidos com a associação de produtores familiares e comunidades tradicionais. Isso também está no radar”, afirma o professor Levi Pompermayer Machado, coordenador da Aquário de Ideias.

A incubadora da Unesp em Registro é resultado de uma construção coletiva de todos os segmentos da Universidade: docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e servidores técnico-administrativos. Segundo Saulo Guerra, diretor da Agência Unesp de Inovação, o professor Guilherme Wolff Bueno, ex-assessor da agência e lotado no câmpus de Registro, vai deixar à disposição da Auin os detalhes do caminho percorrido pela incubadora do câmpus do Vale do Ribeira para se credenciar à rede paulista, experiência que deve tornar-se um “guia” para demais unespianos interessados em trilhar o mesmo caminho no âmbito do ecossistema de inovação da Universidade. “É muito importante para a Unesp (o credenciamento)”, afirma o professor Saulo Guerra.

O credenciamento da incubadora da Unesp à rede paulista foi assinado nesta quinta-feira (29) durante evento oficial no Vale do Ribeira que contou com a presença do vice-governador e secretário estadual de Governo Rodrigo Garcia e da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen. A resolução da Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre o credenciamento da Aquário de Ideias à RPITec será publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial.


Os professores da Unesp Luis Carlos Ferreira de Almeida e Levi Pompermayer Machado e Patrícia Ellen (titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Paula Lima (subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDE) (da esq. para a dir.)

O vice-governador relacionou o credenciamento da incubadora da Unesp a um programa do governo estadual denominado Vale do Futuro, que foi lançado em 2019 e tem previsão de repasse de R$ 1 bilhão em investimentos públicos para o Vale do Ribeira até o final de 2022. O foco é a geração de emprego e renda por meio de iniciativas de empreendedorismo. Nesse contexto, em consonância com as demais ações em andamento para promover a inovação no Vale do Ribeira, a integração recém-anunciada da Aquário de Ideias à rede paulista deve viabilizar um aporte financeiro à incubadora ainda neste semestre, segundo apurou o Jornal da Unesp. “Este primeiro ambiente de inovação da Unesp (credenciado à rede paulista) abre as portas para que a ciência e a tecnologia sejam incorporadas aos projetos de desenvolvimento do Vale do Futuro”, afirmou o vice-governador Rodrigo Garcia.

Imagem acima: Câmpus da Unesp em Registro.