Analista financeiro, consultor, gerente de projetos, especialista em eficiência empresarial: desde que se graduou no curso de Administração de Empresas, em 2012, Rafael Foloni Fumagalli vem construindo uma carreira diversificada e bem-sucedida no universo corporativo.
Ele conta que, ainda no ensino médio, ambicionava estudar em alguma das três universidades estaduais de São Paulo. Com a Unesp, porém, já possuía uma conexão familiar: sua mãe havia estudado no câmpus de Araraquara, assim como todos os tios. O sonho se realizou em 2006, com a aprovação e o ingresso na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, em Jaboticabal.
O legado dos anos de graduação foi além do aprendizado técnico. Rafael relata que conheceu sua esposa ainda nos tempos de estudante, e que muitas das suas amizades de hoje começaram a ser tecidas no período em que viveu em uma república. Aliás, foi a indicação de um colega de curso que resultou em sua primeira oportunidade profissional na capital paulista.
“Em diversos momentos, troco muitas informações sobre o mercado profissional com esses colegas da época da Unesp. Acho que esse é um aspecto muito importante do curso: as pessoas que você acaba conhecendo”, relata. E exorta os atuais e futuros estudantes da Unesp a aproveitarem essas oportunidades.
“Conversem ao máximo com os colegas, e também com os ex-alunos. Vocês estão dentro de uma grande universidade, com uma história muito boa, com grandes profissionais formados. Busquem se alavancar nisso para construírem um bom início de carreira”, diz.
E também aconselha os estudantes a adotarem uma postura proativa, que não se limite a estudar para passar nas provas. “Quando você é exposto às atividades de extensão, seja organizando a Semana da Administração ou ajudando na empresa júnior, acaba desenvolvendo a habilidade de mobilizar pessoas, de solucionar problemas. Tudo isso é muito importante para o mercado de trabalho”, diz. “A Unesp tem muitas possibilidades. Mas, para aproveitar de fato, você tem que agarrar e fazer. Acho que esse é o principal ensinamento: ir atrás das coisas, fazer acontecer. E isso depende de você”, reflete.

Após se graduar, Rafael iniciou a carreira como analista financeiro no Grupo São Martinho, próximo a Jaboticabal. Em seguida, mudou-se para São Paulo, e passou oito anos atuando em uma consultoria, evoluindo de analista recém-formado a gerente de projetos. Nesse período, envolveu-se com empresas de diferentes segmentos, incluindo incorporação imobiliária, indústria química e produção de bens de consumo. “Para um início de carreira, foi muito bom trabalhar em consultoria. Aprendi bastante sobre diferentes negócios, diferentes tipos de empresas”, diz.
O passo seguinte foi buscar uma transição profissional que o levasse para fora do segmento de consultoria. Tornou-se gerente de planejamento estratégico e integração em uma holding de hospitais. Há três anos, no entanto, o talento para resolver problemas complexos em contextos variados o trouxe de volta ao setor de consultoria. Atualmente é sócio da Gradus Consultoria, onde gerencia projetos e metodologias que promovem a melhoria de eficiência em grandes empresas.
Reconhecendo as muitas mudanças que experimentou em sua carreira desde que deixou a graduação, marcada por transições e aprendizado contínuo, Rafael diz que a busca do sucesso deve estar orientada por uma perspectiva mais ampla. “Ser bem-sucedido é uma questão relativa. Numa trajetória profissional, é importante entender o que nos faz felizes”, diz.
Confira abaixo a entrevista completa no Podcast Universo Profissional.
