Jornal da Unesp completa dois anos da nova fase, e vê consolidação do projeto

Periódico celebra crescimento da repercussão junto a veículos da grande mídia, fortalecimento da colaboração com docentes e expansão da equipe de colaboradores.

No dia 5 de abril de 2021, o planeta Terra era o planeta pandemia. Decorridos treze meses desde que o surto de Sars-CoV2 havia recebido esta classificação pela Organização Mundial da Saúde, o noticiário estava dominado pelos estragos impostos pelo vírus em todas as áreas, dos serviços funerários às relações internacionais. No Brasil, a chegada de uma nova variante tinha levado a um recrudescimento da crise sanitária. Naquele mês, bateu-se o recorde de mortes por Covid-19 até então: 82 mil. O estado de São Paulo registrava perto de mil mortes diariamente, e o total de vítimas no Brasil ultrapassou a barreira dos 400 mil.  Sem muita perspectiva de resolução de curto prazo, a população já tinha se acostumado a um estilo de vida marcado por reclusão compulsória, isolamento, uso de máscaras, álcool gel por todo lado e preocupações com a sobrevivência, nossa e dos demais. Dificilmente se poderia dizer que tal contexto fosse ideal para dar início a qualquer novo projeto.

Felizmente, houve quem discordasse desta avaliação e considerasse que, justamente por enfrentarmos um cenário tão difícil, onde, aliás as fake news, principalmente na área da saúde, circulavam a velocidades supersônicas, era ainda mais necessário que se inaugurasse um novo canal para veicular o jornalismo de ciência e a divulgação científica, tendo como foco a pesquisa produzida pela Unesp. E é graças a esta resolução que o Jornal da Unesp completa hoje o segundo aniversário do seu retorno às atividades, após um hiato que durou alguns anos.

A estruturação desta nova fase de nossa publicação contou com a participação de Maurício Tuffani, um dos principais nomes do jornalismo científico brasileiro. Tuffani atuou como seu editor-chefe durante os primeiros meses do ano de 2021, até seu falecimento. Sua vasta experiência editorial e jornalística, acumulada tanto nas redações da grande mídia quanto nos gabinetes da administração pública, e que incluía inclusive um bom período à frente desta mesma Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp, foram importantes para que o Jornal da Unesp se consolidasse hoje como veículo de referência no jornalismo de ciência. Este reconhecimento, por sua vez, permite alavancar a receptividade para o conteúdo apresentado pelo Jornal, e, por extensão, para os trabalhos dos docentes e pesquisadores da Unesp que embasam este mesmo conteúdo.

Leva tempo para construir este tipo credibilidade. Neste segundo aniversário, podemos celebrar sinais claros de que estamos avançando nesta senda. Um destes sinais foi a criação do boletim Na Mídia, que ocorreu no último ano, com o objetivo de registrar a participação dos docentes e pesquisadores da Unesp em reportagens divulgadas em veículos de comunicação. Graças a este controle, podemos constatar  que o conteúdo do Jornal está sendo lido e influenciando as pautas de diversos jornais, revistas, sites e TVs, incluindo-se nomes como Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Veja, Isto É, G1, Agência Fapesp etc.

Do ponto de vista interno, cresceram expressivamente os contatos por parte dos docentes e pesquisadores da Unesp, com a equipe do Jornal, no sentido de buscar divulgar seu trabalho e avisar sobre novos resultados de pesquisa. Esse diálogo é fundamental, não apenas para a dinâmica editorial do Jornal da Unesp, mas para cimentar, em nossa comunidade, a consciência do quanto é importante que a sociedade mais ampla possa conhecer e acompanhar o trabalho que é feito no âmbito da universidade.

Outra evidência de consolidação está no crescimento da equipe. Neste último ano, o Jornal da Unesp ganhou mais dois novos repórteres, e sua equipe fixa passou a totalizar quatro colaboradores em tempo integral. Foi também reforçada a equipe da ACI especializada na área de redes sociais, o que tem contribuído bastante para potencializar a visibilidade da produção do Jornal. Além disso, cresceu o número de estagiários que colaboram com a ACI, e que, sob supervisão, também contribuem o Jornal, alcançando a marca de quatro colaboradores, todos selecionados no curso de graduação em jornalismo. Não são muitos os veículos de comunicação que podem celebrar a chegada de cinco novos colaboradores ao longo de um ano como de 2022. Felizmente, estamos entre estes poucos.

Por fim, queremos destacar outro indicador do estágio de consolidação de nosso projeto que logramos por ocasião desta comemoração de nosso segundo aniversário. Este ano, começamos nossas primeiras idas a campo, com o intuito de acompanhar in loco as dores e alegrias que compõem a rotina de tantos cientistas. Esta abordagem tem, sabidamente, o potencial de engajar leitores interessados nos “bastidores” da pesquisa, e contribui para oferecermos uma visão mais concreta de como raciocina um cientista e de como podem funcionar, num contexto real, os métodos da ciência. A apresentação das especificidades deste olhar do cientista para o mundo é um dos objetivos do Jornal da Unesp, lado a lado, é claro, com a divulgação da produção acadêmica e cultural de nossa universidade.  Há bons motivos para pensarmos que, ao longo destes dois anos, esta proposta tem conquistado cada vez mais apoiadores e leitores, dentro e fora da Unesp. Por isso, convidamos a toda a comunidade universitária que se juntem a nós na celebração deste segundo aniversário do Jornal da Unesp.

Ouça abaixo reportagem sobre o aniversário de dois anos do Jornal da Unesp produzida pela Rádio Unesp.

Foto acima: Reitoria da Unesp. Crédito: Eliete Soares.