Zé Renato: das serestas na infância ao Grammy do Boca Livre 2023

Cantor e compositor vê premiação como coroação de trajetória de quatro décadas, que passou tanto pelo trabalho com o quarteto vocal como por sua carreira solo, e que incluiu turnês no exterior e colaborações com nomes como Al Di Meola.

O emblemático grupo vocal e instrumental brasileiro Boca Livre conquistou o Grammy  Awards 2023, na categoria de Melhor Álbum de Pop Latino, com o trabalho “Pasieros”, no dia 5 de fevereiro em Los Angeles (EUA). A vitória ocorreu em cima de alguns nomes consagrados da música pop, do quilate de Christina Aguilera e Anitta. Com a vitória, o Boca Livre passa a integrar o seleto hall de artistas nacionais premiados com o Grammy, um grupo de imensos talentos tais como João Gilberto, Tom Jobim, Gilberto Gil e outros raros.

“Essa premiação coroa  nossa história e a do Boca Livre. Desde 1978, quando fundamos o grupo, acreditávamos em nosso trabalho.  Em tudo que produzimos até os dias atuais sempre investimos todo primor e dedicação em nossas obras. Penso em tudo que passamos como banda que lançou seu primeiro álbum de forma independente, caiu na estrada, superou diversos obstáculos e alcançou seu lugar de reconhecimento”, diz o músico e um dos fundadores do Boca Livre, Zé Renato .

Cantor, compositor, intérprete e produtor José Renato Botelho Moschkovich, ou simplesmente Zé Renato, nasceu em Vitória, ES. Desde cedo, ao lado de sua família, adotou o Rio de Janeiro como sua cidade, o que acabou por refletir diretamente em sua trajetória artística. “Eu não sou de uma família de músicos. Entretanto, meu pai era jornalista e muito ligado a música de forma geral. Eu cresci ouvindo samba, choro, bossa-nova entre outros gêneros que se destacavam na época. Me lembro bem de escutar artistas variados como Araci de Almeida, Beatles e Ray Charles, tudo isso fazia minha cabeça. Além disso, meu pai era muito amigo do Silvio Caldas, que frequentava a nossa casa desde a minha tenra idade. Suas canções e serestas estão muito presentes em minha memória afetiva. E foi justamente do Silvio Caldas que eu ganhei meu primeiro violão, um Giannini, assinado por ele, quando eu tinha 11 anos “, relembra.

Sua trajetória teve início colaborando com o Grupo Cantares. Na sequência, 1m 1978, juntou-se ao quarteto vocal e instrumental Boca Livre, do qual foi um dos fundadores. Com o Boca Livre, ganhou projeção nacional e gravou diversos discos. Desde 1982, vem construindo sua carreira solo em paralelo, participando individualmente de inúmeros projetos musicais. Com uma obra que se destaca pela sofisticação de produção e repertório, consolidou-se no primeiro time de intérpretes brasileiros. Como compositor, teve canções gravadas por artistas como Jon Anderson (vocalista da banda Yes), Milton Nascimento, Joyce Moreno, Zizi Possi, Leila Pinheiro, Lulu Santos, Nana Caymmi, MPB-4, entre outros.

Entre seus trabalhos de maior divulgação está a participação na trilha sonora de “O tempo e o vento”, minissérie transmitida pela TV Globo, gravando as músicas “Rodrigo, meu capitão” e “Dona Bibiana” a convite do maestro Antonio Carlos Jobim. Em 1986, formou a banda Zil, junto a Cláudio Nucci, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira e João Batista, com a qual lançou, no Brasil e no exterior, o disco “Zil”. O grupo contou com a participação do guitarrista americano Al di Meola e, por ocasião da gravação do LP “Tiramisu”, realizou turnês pelos Estados Unidos e Europa.

Dedicou alguns de seus álbuns a visitar a obra de grandes compositores do Brasil, abordando Sílvio Caldas em Arranha-Céu”, Zé Keti em Natural do Rio de Janeiro e Chico Buarque e Noel Rosa em Filosofia.

Em 1998, realizou a turnê de lançamento do CD “Boca Livre convida”, apresentando-se em diversas capitais brasileiras e no Summerstage Festival de Nova York (EUA).

Entre suas obras premiadas constam o CD “Samba para as crianças”, que recebeu o Prêmio TIM 2004 de Melhor Disco Infantil; eEm 2004, levou o prêmio Rival BR de Música na categoria de Melhor Cantor com o seu disco solo Minha Praia. Em 2006, o CD Forró pras crianças recebeu o Prêmio Tim 2007 de melhor cd infantil. Este álbum, aliás, também foi indicado ao Grammy Latino de 2007 na categoria Melhor Álbum Infantil. Zé Renato também foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2014 na categoria Melhor Grupo de MPB com o disco “ZR Trio”, formado por Zé Renato, Tutty Moreno e Rômulo Gomes..

Em entrevista ao Podcast MPB Unesp , ele fala sobre sua carreira de 40 anos como um dos nomes mais destacados da MPB de seu tempo. “O Grammy destaca a tradição brasileira dos grupos vocais, e também o belo trabalho que fizemos no álbum Pasieros  ao lado do grande artista panamenho Rubén Blades. Trata-se de um reconhecimento pelos nossos serviços prestados. É uma honra estar ao lado de gigantes da nossa música brasileiro neste restrito grupo de artistas”, diz.

 Confira a seguir a íntegra da conversa. 

Crédito da foto acima: Miro.