Vigésima edição do Festival Arte Serrinha destaca pluralidade da produção artística brasileira

Com o tema “Brasis”, evento combina arte, natureza e cultura de sustentabilidade, e apresenta trabalho de criadores de diversos estados. Nomes como Arnaldo Antunes e DJ Dolores já confirmaram presença.

“Plantar florestas e artes”. Este é o espírito que impulsiona os idealizadores do Festival Arte Serrinha que terá sua vigésima edição realizada entre os dias 9 e 31 de julho em Bragança Paulista.

Em sua programação, o festival traz shows, atividades culturais, oficinas, exposições entre outras atrações artísticas, sociais e ecológicas. Tudo dentro de uma fazenda com astral bucólico para descansar, criar, confraternizar e contemplar a natureza. O tema escolhido para a nova edição é “Brasis”.

O diretor artístico, Fábio Delduque, explica que a opção pela tema “Brasis” é o resultado de diferentes experiências artísticas e realça que o Brasil não é exclusividade ou produto de nenhuma minoria. Ao contrário, é a soma de um conjunto de culturas. “ O termo ‘Brasis’ mostra a multiplicidade e a expansão continental do nosso país. É o contexto de uma expedição que fiz junto com outros dez artistas por quatro estados brasileiros. Visitamos lugares como a Ilha de Marajó e o interior de Pernambuco e de Minas Gerais, entre outros pontos. Durante essas passagens apresentamos oficinas culturais às comunidades, realizamos performances, filmagens, conhecemos e aprimoramos as respectivas culturas, gastronomias e características que formam essas regiões e fazem parte da nossa história. Tudo isso será apresentado numa bela exposição”. “A partir dessa ideia, convidamos artistas de vários estados para participar deste novo encontro e destacar a pluralidade e as riquezas brasileiras. Vamos buscar distanciar dessa polaridade ideológica que nos afeta. Trata-se de um acolhimento das diversas culturas que formam a nação e as nossas influências estrangeiras, que também são importantes”, explica.

Para a nova edição atual, vários nomes relevantes da cultura brasileira já confirmaram presença. Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, Otto, Benjamim Taubkin, Raquel Coutinho, Bala Desejo, Dudi Maia, Bené Fonteles, Dj Dolores, Ronaldo Fraga, entre outros.

“Devido a pandemia, estamos agora retomando nosso evento de forma presencial após dois anos. Aos amigos que ainda não conhecem, contamos com workshops, palestras, cinema rural, performances e uma grande novidade: é um auditório ao ar livre que ficou muito especial”, relata. “Além de toda relação com a natureza e as artes, nossa proposta visa abordar também questões atuais que estão atreladas a nossa filosofia como agendas internacionais relacionadas aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, NFTs, questões raciais, de identidade de gênero entre outros assuntos de suma importância em nossa sociedade”.

Em linhas gerais, a Fazenda Serrinha é um espaço que resgata os processos da natureza e promove experiências criativas. São 123 anos de história, centenas de hectares de área verde, um parque de instalações contemporâneas com cerca de vinte obras fixas, uma charmosa estrutura de hospedagem, salas para diferentes vivências e ateliês. Nos últimos 25 anos, os responsáveis criaram um trabalho mais intenso de reflorestamento e plantaram mais de 50 mil árvores. O ambiente acolhe também encontros, imersões e celebrações para visitantes, escolas e empresas. Trata-se de um refúgio na roça a 90 km de SP, cuja paisagem é marcada pela represa do Jaguari-Jacareí e pela Serra da Mantiqueira.

“Gostaria de ressaltar e agradecer a parceria com a Unesp. Diversos alunos e professores já participaram dos nossos encontros. Em especial os professores do Instituo de Artes, José Spaniol., Sérgio Romagnollo e o finado Agnus Valente tiveram grandes participações em nosso festival. Já o Podcast é um parceiro fundamental que todo ano realiza entrevistas com os artistas participantes e levanta uma memória incrível da nossa história”.

Mais informações podem ser obtidas na página: www.facebook.com/arteserrinha ou no site: arteserrinha.com.br/ A Em entrevista exclusiva ao Podcast Unesp, Fábio Delduque faz um panorama do 20º Festival Arte Serrinha. É só clicar abaixo e conferir.

Crédito: divulgação.