IGC 2019: só universidades públicas tiveram conceito máximo

Unesp é uma das 15 universidades classificadas na faixa mais alta do Índice Geral de Cursos 2019

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi uma das 15 universidades do país a obter o conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2019, posicionando-se na faixa 5 do indicador que é produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliar periodicamente o sistema educacional brasileiro.

O IGC avalia cada instituição de forma mais global que outros indicadores. Em sua versão 2019, envolveu 2.070 instituições de ensino superior. Destas, apenas 46 (2,22%) posicionaram-se na faixa 5 (conceito máximo), sendo que 15 delas são universidades, como a Unesp, organizadas academicamente em torno do tripé indissociável de ensino, pesquisa e extensão universitária.

O cálculo para se chegar ao IGC leva em consideração a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), tendo como referências: a) o ciclo mais recente (triênio 2017-2019) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); b) a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e c) a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação, mestrado e doutorado).

Acompanhamento

“O resultado do IGC reforça a excelência do trabalho desenvolvido na Unesp e reflete também o acompanhamento cuidadoso feito pelo nosso pesquisador institucional para o fornecimento de informações de qualidade para o Inep”, diz a professora Celia Maria Giacheti, pró-reitora de Graduação da Unesp.

O pesquisador citado pela pró-reitora de graduação é o servidor Alexandre Donizeti Pazoti, que atua também como procurador educacional e recenseador institucional, assessorando a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no repasse de informações institucionais para o Inep e o MEC.

Além de subsidiar a definição de políticas públicas e processos de autoavaliação institucional, os resultados do IGC são utilizados em processos de supervisão e regulação da educação superior e na autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância. No IGC 2019 foram avaliados 24.145 cursos com Conceito Preliminar de Curso e 4.679 programas de pós-graduação stricto sensu da Capes.

Todas as 15 universidades (veja lista abaixo) classificadas na faixa 5 do IGC 2019 são instituições de ensino superior públicas – 30 faculdades e um centro universitário também obtiveram conceito máximo. No Estado de São Paulo, além da Unesp, posicionaram-se nessa faixa a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os resultados do IGC 2019 foram divulgados na sexta-feira (23) pelo Inep.

• Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)
  • Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Universidade Federal de Lavras (Ufla)