Com ampla variedade de pautas e entrevistados ilustres, Prato do Dia celebra marca de cem episódios

Programa comemorativo reúne alguns dos principais momentos do podcast selecionados pelos próprios entrevistadores, e convida o ouvinte para conhecer os demais episódios produzidos ao longo de quase quatro anos

Criado em agosto de 2021 pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp, o podcast Prato do Dia alcança nesta quinta-feira, 10 de julho, o seu centésimo episódio. Para celebrar a marca foi preparado um episódio especial em que os entrevistadores que participaram desta primeira centena de episódios escolhem e comentam os momentos que consideram mais marcantes desta trajetória.

No processo de criação do projeto, uma das principais motivações foi tentar estabelecer um espaço que conseguisse discutir temas de interesse da sociedade de uma forma leve, mas sem perder o rigor científico. Em 2021, podcasts de maior fôlego e conduzidos na forma de um bate-papo ganhavam popularidade entre o público em geral, e este parecia ser o formato adequado para um novo produto da comunicação da Unesp.

O balanço desses quase quatro anos de existência mostra que a decisão foi acertada. Um ponto que chama a atenção nessa trajetória foi a variedade de assuntos tratados no Prato do Dia. O “cardápio” incluiu desde temas culturais relevantes, como literatura infantil, memória da TV, carnaval, histórias em quadrinhos ou surrealismo, passando por questões científicas contemporâneas, como buracos negros, biomas brasileiros, superbactérias, física nuclear ou química verde, até debates que estão na agenda da política nacional, como a questão fundiária, os desafios da universidade pública, o futuro da Amazônia ou saúde mental.

A avaliação destes cem episódios também mostra que o Prato do Dia foi um espaço relevante para projeção de especialistas da Unesp. Ainda assim, o podcast foi além, convidando autoridades de diferentes perfis e trajetórias para participarem do programa. Ao todo, foram 71 servidores vinculados à Universidade e 28 convidados externos com variadas formações profissionais, como músicos, escritores, diplomatas de carreira e desenhistas de HQs, por exemplo.

A escolha de alguns poucos melhores momentos entre um total de 97 horas de programa produzidos em quase quatro anos não é uma tarefa simples nem tampouco justa. É fato que muitas informações, reflexões, histórias e anedotas estão ausentes deste programa comemorativo. Nesse sentido, a expectativa é que o formato especial deste centésimo episódio, com uma breve seleção feita pelos nossos entrevistadores, sirva de convite para que o ouvinte vá além e navegue pela produção do Prato do Dia. Os cem episódios estão reunidos na página do Podcast Unesp

Para ouvir o centésimo episódio do Prato do Dia, basta acessar as principais plataformas de streaming ou clicar no player abaixo: